Premium Only Content

O Poder de Cura da Manga - Manga: 11 Benefícios da Fruta para a Saúde (Com Receitas)
A manga é o fruto da mangueira (Mangifera indica L.), árvore frutífera da família Anacardiaceae, nativa do sul e do sudeste asiático[1] desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique, Portugal e Espanha.
História
A manga é a fruta nacional da Índia, onde há mais de 100 variedades, Filipinas e Paquistão. São encontradas menções a ela em canções do século IV em poemas escritos em sânscrito, por poetas como Kalidasa. Se acredita ter sido provada por Alexandre, o Grande (século III a.C.) e o peregrino chinês Xuanzang (século VII d.C.). Mais tarde, no século XVI, o imperador mogol Akbar plantou 100.000 árvores de manga em Darbhanga, Bihar em um lugar agora conhecido como Lakhi Bagh.
A referência mais antiga conhecida ao cultivo de mangas pode ser encontrada na Índia em torno de 2000 a.C. A manga foi trazida para o leste da Ásia entre 400 a.C. e 500 a.C., no século XV para as Filipinas e no século XVI para África e Brasil por exploradores portugueses.
Descrição
A manga é uma fruta de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende da variedade cultivar. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.
Acredita-se que a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo. Foi introduzida na Califórnia (Santa Barbara) nos anos de 1880.
Produção no Brasil
Principais estados produtores de manga no Brasil em 2019, em amarelo escuro
Em 2019, o Brasil produziu 1,4 milhão de toneladas de manga, sendo o 7.º maior produtor do mundo. Os estados que mais produzem são: Pernambuco (518 mil toneladas), Bahia (442 mil toneladas) e São Paulo (206 mil toneladas). A manga é a fruta que o país mais exporta: em 2017, foram mais de U$ 200 milhões somente em exportações desta fruta. Os maiores mercados compradores da manga brasileira são a União Europeia (132.820 toneladas, com receita de US$ 157,2 milhões) e os Estados Unidos (33.095 toneladas e receita de 30,6 milhões de dólares).
Propriedades nutricionais
Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo conter vitamina A, B e C.
Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de cãimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. As mangas também suavizam o intestino, tornando mais fácil a digestão. Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que as mangas estancam hemorragia, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro. É também utilizada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse), gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios), úlcera de decúbito (escaras), e úlceras varicosas.
Cultivo
Podem ser cultivadas em climas tropicais e subtropicais. Devem ser plantadas em uma área com boa drenagem e um solo ligeiramente ácido. Devem ser regadas regularmente quando jovens, porém, ao atingirem a maturidade, devem ser regadas com intervalos entre 10 e 15 dias. Cerca de 4 a 5 meses após a floração, as mangas estão maduras. Quando a manga já chegou em seu tamanho final e está pronta para ser colhida, ela se torna fácil de ser tirada do pé, com um simples puxão.
Pestes e doenças
Diversas doenças atacam as plantações de manga. Agentes patogénicos podem provocar diversos tipos de doenças, podendo causar pesadas perdas na produção de mangahopper .
Há mais de 492 espécies de insetos, 17 espécies de ácaros e 26 espécies de nemátodes que são conhecidas por atacarem as várias variedades de mangueiras.
-
LIVE
The Quartering
2 hours agoOn To The Big Bosses! Act 2 Of Expedition 33
789 watching -
1:24:56
Glenn Greenwald
6 hours agoGlenn Takes Your Questions on Tulsi's Russiagate Revelations, Columbia's $200M Settlement, and More | SYSTEM UPDATE #492
94.1K44 -
2:11:56
megimu32
3 hours agoOTS: With Great Power: Every Spider-Man Movie Unmasked w/ @thisistheraygaming
6.83K3 -
LIVE
WickedVirtue
2 hours agoSailing w/ The Crew
135 watching -
4:29:37
Meisters of Madness
5 hours agoThe Finals with Redd
9.8K -
1:27:11
Omar Elattar
10 hours agoThe Dating Expert: "I've Helped 4,000 Men Find LOVE!" - The #1 Alpha Trait Women Secretly Crave!
20K -
LIVE
VOPUSARADIO
9 hours agoPOLITI-SHOCK! "END THE FED, END THE LIES & END THE DEEP STATE ONCE AND FOR ALL"!
154 watching -
1:43:38
LumpyPotatoX2
5 hours agoRumble Creator Round-Table - Let's Talk About It
22.2K2 -
32:38
The Mel K Show
8 hours agoMel K & Dr. James Thorp, MD | Sacrifice: The Targeting of the Most Vulnerable | 7-24-25
27.6K12 -
1:12:41
Donald Trump Jr.
7 hours agoFrom Crypto to AI, There's a New American Energy Revival, Interviews with Asher Genoot & Sen McCormick | TRIGGERED Ep.261
155K56