Guerra Fria (Ep. 06) - Comunistas (1948-1953)

3 years ago
5

Os temores das lideranças de ambos os lados foram projetados para dentro de seu próprio povo. Nos Estados Unidos, o Comitê de Atividades Antiamericanas da Câmara e o Comitê de Tydings realizaram investigações sobre supostos simpatizantes do comunismo na vida pública dos Estados Unidos, em particular o Departamento de Estado e Hollywood.

Na União Soviética, um culto à personalidade surgiu em torno de Stalin, e um ambiente policial repressivo e vigilância abrangente manteve a população com medo.

Em resposta à política externa independente da Iugoslávia, Stalin inspirou os Julgamentos de Praga a alertar os líderes do Leste Europeu para não se desviarem da imitação do modelo soviético.

A repressão na União Soviética atingiu o auge com as investigações sobre a chamada Conspiração dos Médicos, pouco antes da morte repentina de Stalin em 1953.

Os entrevistados incluem Arthur Kinoy, Ralph de Toledano e Boris Pokrovsky.

A cena dos pré-créditos mostra um campo de trabalho soviético e suas vítimas.

AVISO DE JUSTIFICAÇÃO DE USO ACEITÁVEL:
Estamos publicando esse material em caráter de informação pessoal privada (não veiculada publicamente), como forma de preservação de cópia para uso do titular do canal.

Entendemos que isso constitui um “uso aceitável” de qualquer material protegido por direitos autorais, conforme previsto na seção 107 da Lei de Direitos Autorais dos EUA. De acordo com o Título 17, U.S.C. Seção 107, o material deste canal é publicado sem fins lucrativos, exclusivamente para informação familiar.

Narração: Sir Kenneth Charles Branagh

© Copyright 1998 - CNN (USA)

Loading comments...