Guerra Fria (Ep. 16) - Distensão (1969-1975)

3 years ago
13

Nixon estabelece relações mais estreitas com a China e a URSS, na esperança de alavancar uma saída honrosa dos EUA da Indochina.

A União Soviética teme uma aliança EUA-China, mas as cúpulas entre Nixon e Brezhnev levaram a um relaxamento das tensões e acordos concretos de controle de armas.

A estratégia Ostpolitik de Willy Brandt também normaliza as relações da Alemanha Ocidental com a Alemanha Oriental, a URSS e a Polônia.

Embora profundamente impopular internamente, o bombardeio americano do Camboja e Hanói conseguiu trazer o Vietnã do Norte à mesa de negociações, levando aos Acordos de Paz de Paris em 1972.

Profundamente ressentidos pelo Vietnã do Sul, os Acordos acabaram falhando em evitar a queda de Saigon três anos depois.

Em 1975, a reaproximação continuou com os Acordos de Helsinque, que consagraram os direitos humanos e a integridade territorial, e o simbólico Projeto de Teste Apollo-Soyuz.

Os entrevistados incluem Melvin Laird, Valeri Kubasov, Winston Lord, John Ehrlichman e Gerald Ford.

A cena dos pré-créditos mostra um desenho animado soviético demonstrando a futilidade da corrida armamentista.

AVISO DE JUSTIFICAÇÃO DE USO ACEITÁVEL:
Estamos publicando esse material em caráter de informação pessoal privada (não veiculada publicamente), como forma de preservação de cópia para uso do titular do canal.

Entendemos que isso constitui um “uso aceitável” de qualquer material protegido por direitos autorais, conforme previsto na seção 107 da Lei de Direitos Autorais dos EUA. De acordo com o Título 17, U.S.C. Seção 107, o material deste canal é publicado sem fins lucrativos, exclusivamente para informação familiar.

Narração: Sir Kenneth Charles Branagh

© Copyright 1998 - CNN (USA)

Loading comments...