Guerra Fria (Ep. 18) - Intrigas na América Latina (1954-1990)

3 years ago
21

Os Estados Unidos viram o surgimento de movimentos de esquerda em diferentes países latino-americanos como uma ameaça aos seus interesses comerciais, e tramaram secretamente com militares fortes e interesses da classe média preocupados com as reformas agrárias e políticas de nacionalização de novos governos.

Na Guatemala, Jacobo Árbenz foi deposto por um golpe inspirado pela CIA em 1954. Da mesma forma, a intromissão dos EUA nas esferas econômica e política do Chile enfraqueceu o controle de Salvador Allende no poder, e ele foi finalmente deposto por seus próprios militares em 1973.

Os Estados Unidos enviaram tropas para o República Dominicana em 1965 e Granada em 1983, e treinou e apoiou várias juntas aquiescentes, incluindo um regime brutal em El Salvador.

Na Nicarágua, os Estados Unidos apoiaram secretamente os Contras contra o governo sandinista de esquerda; por fim, ações militares e sanções econômicas levaram os nicaraguenses a votar na política anti-sandinista Violeta Chamorro em 1990.

Entre os entrevistados estão Frank Wisner, Hortensia Bussi, Nikolai Leonov, Violeta Chamorro e Daniel Ortega.

A cena dos pré-créditos explica que embora a URSS tenha evitado intervir na região, após a Revolução Cubana, Castro e Che Guevara buscaram acender "100 Vietnãs" em toda a América Latina iniciando movimentos guerrilheiros.

AVISO DE JUSTIFICAÇÃO DE USO ACEITÁVEL:
Estamos publicando esse material em caráter de informação pessoal privada (não veiculada publicamente), como forma de preservação de cópia para uso do titular do canal.

Entendemos que isso constitui um “uso aceitável” de qualquer material protegido por direitos autorais, conforme previsto na seção 107 da Lei de Direitos Autorais dos EUA. De acordo com o Título 17, U.S.C. Seção 107, o material deste canal é publicado sem fins lucrativos, exclusivamente para informação familiar.

Narração: Sir Kenneth Charles Branagh

© Copyright 1998 - CNN (USA)

Loading comments...