Guerra Fria (Ep. 14) - A Primavera de Praga (1960's)

3 years ago
6

Da mesma forma, a União Soviética começou a década com abertura e otimismo crescentes. Havia também uma coorte emergente de jovens sem memória das privações e expurgos do passado, e que tinha um gosto pela música e moda ocidentais que alarmaram a ordem estabelecida.

Khrushchev buscou, com sucesso limitado, tornar a economia de consumo soviética mais rica e iniciou a construção de moradias e a mal organizada Campanha Terras Virgens.

O estilo de liderança errático de Khrushchev, sua maneira de lidar com a crise dos mísseis de Cuba e uma colheita pobre de 1963 eventualmente levaram à sua remoção do poder.

A Tchecoslováquia passou por uma transformação ainda mais profunda com Alexander Dubček, que introduziu as reformas dos direitos humanos e do mercado livre.

No entanto, a Primavera de Praga teve a oposição do secretário-geral soviético Leonid Brezhnev e terminou abruptamente em 1968.

Entre os entrevistados estão Miloš Forman, Vladimir Semichastny, Vasil Biľak e Yevgeny Yevtushenko.

A cena dos pré-créditos mostra Khrushchev e o líder tchecoslovaco Antonín Novotný demonstrando solidariedade em 1964, em contraste com a União Soviética governando pela força bruta quatro anos depois.

AVISO DE JUSTIFICAÇÃO DE USO ACEITÁVEL:
Estamos publicando esse material em caráter de informação pessoal privada (não veiculada publicamente), como forma de preservação de cópia para uso do titular do canal.

Entendemos que isso constitui um “uso aceitável” de qualquer material protegido por direitos autorais, conforme previsto na seção 107 da Lei de Direitos Autorais dos EUA. De acordo com o Título 17, U.S.C. Seção 107, o material deste canal é publicado sem fins lucrativos, exclusivamente para informação familiar.

Narração: Sir Kenneth Charles Branagh

© Copyright 1998 - CNN (USA)

Loading comments...