Guerra Fria (Ep. 12) - Destruição Mútua Assegurada (1960-1972)

3 years ago
1

A estratégia nuclear de contraforça dos Estados Unidos, destinada a conter um ataque convencional soviético visando instalações militares, é desacreditada após a crise dos mísseis cubanos.

Em vez disso, o Secretário de Defesa McNamara adota a doutrina da Destruição Mutuamente Assegurada (MAD), com a crença de que a seleção de alvos pelas superpotências das cidades umas das outras impediria uma guerra nuclear.

Ambos os lados intensificam os testes nucleares e adquirem mais armas nucleares, em particular submarinos capazes de desencadear retaliação caso o oponente ataque primeiro.

Os soviéticos optam por seguir uma doutrina mais defensiva e introduzir mísseis antibalísticos, que os Estados Unidos procuram combater com vários veículos de reentrada alvejáveis ​​de forma independente.

A corrida armamentista continua cara, polêmica e, como demonstrado no incidente de Palomares, não isenta de riscos. No entanto, algumas pequenas promessas de controle de armas vêm do Tratado SALT.

Os entrevistados incluem Russell E. Dougherty, William Kaufmann e Harold Brown.

A cena dos pré-créditos mostra McNamara explicando como MAD foi a base para a dissuasão.

AVISO DE JUSTIFICAÇÃO DE USO ACEITÁVEL:
Estamos publicando esse material em caráter de informação pessoal privada (não veiculada publicamente), como forma de preservação de cópia para uso do titular do canal.

Entendemos que isso constitui um “uso aceitável” de qualquer material protegido por direitos autorais, conforme previsto na seção 107 da Lei de Direitos Autorais dos EUA. De acordo com o Título 17, U.S.C. Seção 107, o material deste canal é publicado sem fins lucrativos, exclusivamente para informação familiar.

Narração: Sir Kenneth Charles Branagh

© Copyright 1998 - CNN (USA)

Loading comments...