Guerra Fria (Ep. 17) - Caras Bons, Caras Maus: África e Oriente (1967-1978)

3 years ago
130

Durante a distensão, as superpotências continuaram sua rivalidade, mas evitaram cuidadosamente o conflito direto cortejando aliados no mundo em desenvolvimento.

Israel se aproximou dos Estados Unidos após a Guerra dos Seis Dias, enquanto o Egito mantinha erraticamente seus laços com a URSS.

Durante a subsequente Guerra do Yom Kippur, os Estados Unidos relutantemente forneceram ajuda a Israel, mas quando ficou claro que o exército egípcio estava à beira da destruição, a União Soviética ameaçou intervir.

Os Estados Unidos mantiveram sua posição, trouxeram os dois lados em conflito à mesa de negociações e demonstraram que eram o poder preeminente no Oriente Médio.

Em Angola, o Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA), apoiado por Cuba, consegue manter o poder, evitando ataques da Frente de Libertação Nacional de Angola (FNLA) apoiada pela Agência Central de Inteligência, a União Nacional para o Total apoiada pela África do Sul Independência de Angola (UNITA) e mercenários estrangeiros.

Cuba também intervém na Guerra Ogaden, defendendo a Etiópia marxista da Somália.

Os entrevistados incluem Saad El Shazly, Abba Eban, Simcha Dinitz, Holden Roberto, Pik Botha e Jimmy Carter.

A cena dos pré-créditos mostra um grupo de africanos assistindo a um filme possivelmente sobre o comunismo, com o narrador observando os temores americanos do expansionismo soviético no mundo pós-colonial.

AVISO DE JUSTIFICAÇÃO DE USO ACEITÁVEL:
Estamos publicando esse material em caráter de informação pessoal privada (não veiculada publicamente), como forma de preservação de cópia para uso do titular do canal.

Entendemos que isso constitui um “uso aceitável” de qualquer material protegido por direitos autorais, conforme previsto na seção 107 da Lei de Direitos Autorais dos EUA. De acordo com o Título 17, U.S.C. Seção 107, o material deste canal é publicado sem fins lucrativos, exclusivamente para informação familiar.

Narração: Sir Kenneth Charles Branagh

© Copyright 1998 - CNN (USA)

Loading comments...