Guerra Fria (Ep. 20) - Os Soldados de Deus (1977-1988)

3 years ago
2

Nur Mohammad Taraki chega ao poder no Afeganistão e tenta modernizar o país nas linhas marxista-leninistas, provocando uma rebelião dos mediadores de poder mais tradicionais do país.

Os soviéticos inicialmente relutam em intervir militarmente, mas respondem depois que Taraki é violentamente substituído por Hafizullah Amin, considerado uma influência desestabilizadora.

Os soviéticos invadem o Afeganistão e logo se encontram despreparados para enfrentar um exército hostil de insurgentes mujahideen, secretamente armados pelos americanos que veem a guerra como uma oportunidade para desgastar a União Soviética.

Para conseguir mobilidade no terreno acidentado do Afeganistão, a União Soviética usa helicópteros, mas é impedida pelos mísseis Stinger. Atrocidades são cometidas por forças soviéticas e mujahideen.

Eventualmente, as forças soviéticas deixariam o Afeganistão sob os termos dos Acordos de Genebra, mas o derramamento de sangue continuaria com as forças mujahidin rivais lutando entre si.

Os entrevistados incluem Caspar Weinberger, Artyom Borovik e Zbigniew Brzezinski.

A cena dos pré-créditos mostra uma batalha em andamento e apresenta as visões das superpotências - a União Soviética não queria perder prestígio ao ser derrotada em uma guerra por procuração.

AVISO DE JUSTIFICAÇÃO DE USO ACEITÁVEL:
Estamos publicando esse material em caráter de informação pessoal privada (não veiculada publicamente), como forma de preservação de cópia para uso do titular do canal.

Entendemos que isso constitui um “uso aceitável” de qualquer material protegido por direitos autorais, conforme previsto na seção 107 da Lei de Direitos Autorais dos EUA. De acordo com o Título 17, U.S.C. Seção 107, o material deste canal é publicado sem fins lucrativos, exclusivamente para informação familiar.

Narração: Sir Kenneth Charles Branagh

© Copyright 1998 - CNN (USA)

Loading comments...