Guerra Fria (Ep. 23) - A Queda do Muro de Berlim (1989)

3 years ago
8

Gorbachev deixa claro que os países do Leste Europeu eram livres para determinar seus próprios destinos.

Na Polônia, o Solidariedade entra em negociações com o governo e acabaria vencendo uma eleição esmagadora. Na Hungria, o governo opta por reinterpretar simbolicamente Imre Nagy e abrir sua fronteira com a Áustria, que é então cruzada por um número crescente de alemães orientais em férias.

Erich Honecker se recusa a implementar reformas, apesar da pressão sutil de Gorbachev e dos crescentes protestos em toda a Alemanha Oriental.

O fim sangrento da dissidência na China nunca está longe das mentes dos manifestantes.

Assim que os protestos chegam ao auge, as forças soviéticas na Alemanha Oriental são reprimidas e Honecker é substituído por um inexpressivo Egon Krenz.

Como concessão, as restrições às viagens são suspensas, mas os novos regulamentos são mal comunicados e o Muro de Berlim é repentina e irrevogavelmente violado por massas de alemães orientais.

No momento, o destino do comunismo na Alemanha Oriental está selado.

Os entrevistados incluem Mikhail Gorbachev, Miklós Németh, Egon Krenz e George H. W. Bush.

A cena dos pré-créditos inclui Gorbachev explicando que em 1989, a força sozinha não poderia proteger o mundo.

AVISO DE JUSTIFICAÇÃO DE USO ACEITÁVEL:
Estamos publicando esse material em caráter de informação pessoal privada (não veiculada publicamente), como forma de preservação de cópia para uso do titular do canal.

Entendemos que isso constitui um “uso aceitável” de qualquer material protegido por direitos autorais, conforme previsto na seção 107 da Lei de Direitos Autorais dos EUA. De acordo com o Título 17, U.S.C. Seção 107, o material deste canal é publicado sem fins lucrativos, exclusivamente para informação familiar.

Narração: Sir Kenneth Charles Branagh

© Copyright 1998 - CNN (USA)

Loading comments...