A Propaganda na Guerra Fria - Ep. 03 - Rachaduras no Muro (Love, Hate and Propaganda: The Cold War)

3 years ago
5

Berlim se torna a Guerra Fria sob um microscópio - o Oriente e o Ocidente lutam contra a ideologia, mas também é uma disputa sobre quem tem a melhor música.

Na esperança de eclipsar a popularidade das estrelas do rock ocidental, as autoridades da Alemanha Oriental fabricam sua própria estrela pop.

Frank Schöbel não pode competir com o apelo dos Beatles ou dos Rolling Stones, mas com a máquina de propaganda comunista conduzindo sua carreira, ele garantiu algum tipo de sucesso.

A União Soviética deu ao Ocidente um triunfo de propaganda quando seus tanques invadiram a Tchecoslováquia em 1968. Mas o governo dos Estados Unidos está travando sua própria guerra contra os protestos enquanto a Guerra do Vietnã sai de controle.

As duas potências novamente se enfrentam no espaço, enquanto os soviéticos colocam o primeiro homem em órbita. Aquele primeiro triunfante é seguido pela primeira mulher em órbita.

Os americanos continuam lutando, mas finalmente em 1969, Neil Armstrong dá “um salto gigante para a humanidade” ao pisar na lua. Nesta época, até mesmo um jogo de xadrez cavalheiresco se transforma em uma batalha de propaganda de alto risco.

AVISO DE JUSTIFICAÇÃO DE USO ACEITÁVEL:
Estamos publicando esse material em caráter de informação pessoal privada (não veiculada publicamente), como forma de preservação de cópia para uso do titular do canal.

Entendemos que isso constitui um “uso aceitável” de qualquer material protegido por direitos autorais, conforme previsto na seção 107 da Lei de Direitos Autorais dos EUA. De acordo com o Título 17, U.S.C. Seção 107, o material deste canal é publicado sem fins lucrativos, exclusivamente para informação familiar.

© Copyright 2011 - CBC (Canadá)

Loading comments...