AS NEBULOSAS NÃO SÃO IGUAIS - UMA VIAGEM ABORDO DO TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE

2 years ago
32

Uma Viagem fantástica ao Universo com as magníficas imagens do Telescópio Espacial Hubble. 🔻🔻 Links importantes🔻🔻
[ 👉 ] Livro que eu indico: https://tinyurl.com/kxnun4ew

No vídeo de hoje você vai fazer uma viagem fantástica através do Universo! A espaçonave que o levará nesta jornada é ninguém menos que o melhor telescópio já feito na história da humanidade, o telescópio espacial Hubble. Embarque conosco:

Ao longo dos anos, o Telescópio espacial Hubble fez centenas de imagens de diferentes de incríveis nebulosas em nosso universo.

Uma nebulosa é uma nuvem gigante de poeira e gás no espaço. E Existem diferentes tipos de nebulosas, Algumas são sítios onde as estrelas estão prestes a nascer sob pressões gravitacionais  em resíduos gasosos jogados fora por estrelas moribundas, como a famosa nebulosa de Orion que é uma região de formação de estrelas a apenas 1.500 anos-luz de distância, e assim, sendo a mais próxima grande região de formação estelar da Terra.

Por ser tão brilhante e proeminente, localizada logo abaixo do cinturão de Orion,  Um asterismo que chamamos 3 marias, esta nebulosa é das que podemos observar a a olho nu, mesmo em grandes cidades.  

Através dos telescópios, ela oferece uma excelente visão sobre 
nascimento estelar.Esta nebulosa é uma enorme nuvem de poeira e 
gás onde um grande número de novas estrelas são forjadas, Sua brilhante região central é o lar de quatro estrelas jovens e massivas que moldam a nebulosa.  Estas quatro estrelas são chamadas de Trapézio de Órion, porque sua formação lembra essa figura. A Luz ultravioleta liberada por essas estrelas está esculpindo uma cavidade na nebulosa  
e interrompendo o crescimento de centenas de estrelas menores.

Esta impressionante imagem do Hubble oferece a mais nítida visão da nebulosa de Órion já obtida.  Criada usando 520 diferentes exposições do Hubble feitas em vários comprimentos de onda diferentes, este mosaico contém mais de um bilhão de pixels. os tons De cor laranja representam hidrogênio, os verdes são o oxigênio, e os vermelhos representam enxofre e observações feitas em luz infravermelha.

Enquanto a nebulosa de Orion é um berçário estelar, Outras nebulosas existentes são resultado do envelhecimento e da morte de estrelas.
Esta imagem da nebulosa Olho de Gato mostra um padrão de olho de boi de onze ou até  mais anéis concêntricos. Cada 'anel' é na verdade a visão da borda de uma bolha esférica   projetada no céu - por isso é que ela se parece brilhante ao longo de sua borda externa.

As observações sugerem que o Olho de Gato foi criado quando uma estrela de tamanho médio  ejetou sua massa em uma série de pulsos em Intervalos de 1.500 anos. Essas convulsões  criaram camadas de cascas de poeira que se formaram em estruturas concêntricas em torno da estrela moribunda.  

A visão que o Hubble tem dela é como ver uma cebola cortada ao meio, onde cada camada de pele aparece como um anel.  Cada casca contém tanta massa quanto todos os planetas em nosso sistema solar juntos.

Existe um terceiro tipo de nebulosas, as remanescentes de supernovas,  
como a nebulosa do caranguejo. Essa nebulosas são feitos de destroços de estrelas que explodiram.

Este grande mosaico da Nebulosa do Caranguejo foi montado 
A partir de 24 exposições individuais capturadas pelo Hubble  durante mais de três meses. Os filamentos em laranja são os restos esfarrapados da estrela e consistem principalmente de hidrogênio. O Verde é o enxofre, e vermelho indica oxigênio duplamente ionizado.  
Esses elementos foram expulsos durante a explosão da supernova. O restante, um núcleo ultradenso da estrela que explodiu permanece como uma estrela de nêutrons girando rapidamente bem no centro da Nebulosa do Caranguejo.

Em breve um novo super-observatório nos trará uma nova visão do Universo, mas as imagens do Hubble continuam sendo imbatíveis.

🔭Curso que eu recomendo:
O curso de Astronomia Fundamental e Essencial é indicado para alunos do ensino fundamental, médio e superior, para professores de todos os níveis, amantes do céu noturno e diurno, astrônomos amadores e iniciantes. Se você gosta de astronomia e observar o céu, não tem ainda um bom conhecimento com esta ciência, este curso é indispensável para você, visite o link do curso sem compromissos: https://go.hotmart.com/S59520103V

🔻🔻 Acesse mais conteúdos nas playlists:🔻🔻

[ 👉 ] Aprendendo Astronomia
https://youtube.com/playlist?list=PLcumkr2YU-FKSkzJDp915Eixab5Ca6R1M

[ 👉 ] Podcasts sobre astronomia, dúvidas e conceitos:
https://youtube.com/playlist?list=PLcumkr2YU-FK11io9L7wddu7zNK14DbwK

[ 👉 ] Explorações de Marte:
https://youtube.com/playlist?list=PLcumkr2YU-FJl-DFkqGDXf1y-Ci5Q6DWS

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCLd4FaPzsbyPa6XqJqgJ_RA?sub_confirmation=1

Siga-nos no também instagram:
https://instagram.com/nerd.aos50?utm_medium=copy_link
#hubble #nebulosas #imagensdo hubble

Loading comments...