Abelha Mandaçaia - O Manejo com água nos dias de calor intenso, melhora o microclima no Meliponário

3 years ago
14

Vamos falar sobre calor excessivo, ou seja, altas temperaturas no meliponário.
Estamos no outono, aqui na região sul, norte do Paraná, mas as temperaturas continuam elevadas, inclusive nos últimos 4 dias tem feito muito calor, sensação térmica na casa dos 37, 38 ºC em alguns locais. Para as Mandaçaias Mqq pode ser prejudicial, precisam fazer a termorregulação interna.
O monitoramento da temperatura no Meliponário é algo muito importante.
O calor intenso poderá trazer problemas para as colônias, pois a cera torna-se frágil, pode amolecer muito ao ponto de romper potes e vazar o mel no interior da caixa, e se isso acontecer em cima da lixeira das abelhas, poderá atrair forídeos.
A principal providência que devemos tomar é deixar as caixas em local sombreado.
Verifique se as suas caixas de abelhas estão instaladas em locais sombreados e cobertos, não pode bater sol diretamente nas caixas o tempo todo, se ajustou o posicionamento das suas caixas em outra estação do ano, verifique novamente.
Com a mudança das estações, muda o fotoperíodo e também a posição da luz solar, ou seja, no verão os raios incidem em uma área no seu meliponário, no inverno em outra e vice-versa, então se antes não batia sol nas suas caixas, melhor verificar novamente, não pode pegar Sol diretamente nas caixas por longos períodos.
Verifique se cobriu adequadamente e mesmo que sim, se não estiver sendo suficiente, considere mudar pouco a pouco a caixa afetada para um novo local.
Construir uma cobertura seria o ideal (fazer uma cobertura de telha para abrigar todas as caixas do seu meliponário).
Aqui no meu meliponário urbano, utilizamos "telhadinhos" individuais em cima das caixas, (cumeeira = telhas curvas), ou azulejos, e também colei um pedaço de isopor embaixo das tampas, o isopor funciona como um isolante térmico.
Tenho planos para modificar e reformar, para construir um meliponário que possa ser mais adequado, até lá, vou ajustando como posso.
Tenha em mente que foi você e também me incluo, fomos nós enquanto Meliponicultores, que trouxemos as colônias para o meliponário, então somos responsáveis.
Devemos também observar se estão passando frio, faltando mel ou pólen (Na falta do mel em seus potes, podemos alimentar com xarope ou mel de Apis).
Voltando à questão da temperatura, podemos contribuir com a melhora do microclima no meliponário, tornando-o favorável para abelhas.
Plantas próximas as caixas ajudam a aumentar a umidade do ar.
Alguém poderia perguntar se existe algum sinal que podemos observar, indicando que as abelhas estão sendo afetadas pelo calor excessivo.
A resposta é sim!
Em dias muito quentes se visualizar abelhas batendo asas na frente das entradas das caixas, poderia ser um sinal de calor excessivo e estariam tentando baixar a temperatura batendo asas para que o ar quente seja removido.
Mas nem sempre o bater das asas na frente das caixas significará calor excessivo.
Em divisões recentes (novas colônias), às vezes, o mesmo comportamento poderá ser observado, mas serão algumas abelhas batendo asas na entrada da caixa (somente na divisão), para espalhar feromônios, agora se houver várias caixas com abelhas apresentando o mesmo comportamento, será um forte sinal de aquecimento, nessa situação devemos intervir.
Hoje o dia está muito quente por aqui, então vamos pegar uma mangueira e molhar as caixas das nossas colônias de abelhas Mandaçaia Mqq.
Vamos molhar as laterais das caixas, frente, na parte de cima (cumeeira e azulejos), no piso, nas plantas próximas, para baixar a temperatura e aumentar a umidade do ar (as abelhas Mandaçaia Mqq, não gostam de clima muito seco e com baixa umidade, jogando água contribuiremos para aumentar a umidade do ar, criando um microclima mais agradável no meliponário).

**************
Carlos Freitas
👇Como criar abelhas sem ferrão👇
👉 http://bit.ly/3kRsDOU
**************

#abelhasenativas #vidanocampo #carlosmeliponario #oagronaopara #agronegocio

Loading comments...