SERÁ QUE ESTES PLANETAS PODE SER MELHOR QUE A TERRA - DOCUMENTÁRIO FULL HD [Astro Ômega]

2 years ago
15

SERÁ QUE ESTES PLANETAS PODE SER MELHOR QUE A TERRA - DOCUMENTÁRIO FULL HD [Astro Ômega]

Durante séculos, representações fictícias de planetas orbitando outras estrelas dispararam nossa imaginação. Do mundo deserto de Arrakis em Duna às exuberantes selvas do planeta Deoda Dagobah em Star Wars, nós humanos temos sido fascinados com a ideia de mundos exóticos e distantes.

Sabemos agora que existem mundos além do nosso sistema solar - conhecidos como exoplanetas. Na verdade, há um monte deles: cientistas encontraram mais de 4.000 exoplanetas, e pensam que a maioria das estrelas tem seus próprios sistemas solares. Alguns exoplanetas são surpreendentemente semelhantes aos mundos fictícios que imaginamos, enquanto outros se mostraram mais exóticos do que qualquer coisa que poderíamos ter sonhado.

Estima-se que nosso universo tenha mais de 100 bilhões de galáxias, cada uma com centenas de bilhões de estrelas. Se a maioria das estrelas tem um ou mais planeta ao seu redor, pode haver bilhões de trilhões de planetas no universo.

Cada descoberta de exoplaneta nos ensina algo novo sobre como o universo funciona. Quando tínhamos os oito planetas do nosso próprio sistema solar para estudar, tínhamos uma visão limitada de que tipo de sistemas planetários são possíveis no cosmos. Agora, com mais de 4.000 exoplanetas catalogados, os horizontes da ciência planetária estão mais amplos do que nunca. Também às vezes vemos outros sistemas solares se formando, o que nos ensina sobre nossas próprias origens. É como assistir ao nosso próprio "How It's Made" mostrar através dos telescópios do mundo.

Há muitas razões para aprender sobre exoplanetas, mas talvez o mais convincente seja que poderíamos encontrar outro mundo que hospeda organismos vivos. Se descobrirmos a vida além da Terra, ela pode mudar o curso da história humana. E com avanços contínuos na pesquisa de exoplanetas, essa descoberta pode acontecer em sua vida.

Mesmo através de um poderoso telescópio terrestre ou espacial, as estrelas parecem pequenos pontos de luz. Planetas são ainda menores e são muito difíceis de detectar ao lado de suas brilhantes estrelas hospedeiras. Portanto, os cientistas confiam em métodos indiretos, como olhar para as próprias estrelas em busca de sinais de que os planetas podem estar orbitando-as.

À medida que essas técnicas evoluíram, passamos de apenas ser capazes de dizer se uma estrela tem um planeta para realmente ser capaz de detectar características de exoplanetas. Através de tecnologias cada vez mais sofisticadas, podemos não apenas descobrir traços básicos de exoplanetas como massa e diâmetro, mas se um mundo é sólido ou gasoso ou mesmo tem vapor de água na atmosfera.

Uma nova missão da NA chamada Telescópio Espacial Romano (RST) é uma missão de astrofísica e exoplanetas que pode ser lançada já em 2025 e será capaz de detectar mundos rochosos do tamanho da Terra. O governo Trump tentou e não conseguiu cancelar o RST em três propostas recentes de orçamento da NA.

Um dos principais objetivos da pesquisa de exoplanetas é para planetas que se assemelham à Terra. Muitas vezes você ouvirá o termo "semelhante à Terra" usado para descrever mundos que se assemelham aos nossos. De um modo geral, isso significa que o planeta pode ter água líquida e uma atmosfera que poderia suportar a vida como a conhecemos. A vida em outros mundos pode ser irreconhecível diferente do que conhecemos aqui na Terra, e até mesmo a vida em nosso planeta é extraordinariamente diversificada. Mas faz sentido começar procurando por mundos que se assemelham aos nossos.

Loading comments...