Abetarda australiana a maior ave voadora da Austrália

2 years ago
17

"42 # \ 36 **; | {) ;. 0" A abetarda australiana, é uma grande ave terrestre que é comum em pastagens, florestas e campos agrícolas abertos no norte da Austrália e no sul da Nova Guiné. Tem cerca de um metro de altura, e sua envergadura tem cerca de duas vezes esse comprimento. A espécie é nômade, voando para áreas onde a comida se torna abundante e capaz de viajar longas distâncias. Eles já foram difundidos e comuns nas planícies abertas da Austrália, mas tornaram-se raros em regiões que foram povoadas por europeus durante a colonização da Austrália. A abetarda é onívora, consumindo principalmente os frutos ou sementes de plantas, mas também comendo invertebrados como grilos, gafanhotos, mamíferos menores, pássaros e répteis. A espécie também é comumente referida como o peru das planícies, e na Austrália Central como o peru do mato, particularmente pelos aborígenes , que o caçam, embora o último nome também possa ser usado para o peru australiano , como bem como a ave de patas alaranjadas.
Característica. Os sexos são semelhantes na aparência, as fêmeas são menores em estatura, envergadura e peso do que os machos. O abdômen é branco e separado do cinza claro do pescoço por uma faixa preta de penas. As asas são desigualmente coloridos com padrão preto e branco, que é visível em repouso ou especialmente em vôo. A íris é branca e o bico varia de esbranquiçado a marrom. As pernas são longas e de cor amarela a creme. Os machos têm até 1,2 m de altura com uma envergadura de 2,3 m . O peso médio para os machos é de 6,3 kg, com variações de peso, mais comuns entre 4,3 a 12,76 kg, , mas é de cor semelhante. A fêmea é um pouco menor com 80 cm (31 pol) de altura, com uma envergadura de 1,8 m e uma massa corporal média de 3,2 kg, com variações de peso, mais comuns entre 2,4 a 6,35 kg. O maior macho registrado pesava 14,5 kg um espécime obtido em Victoria.
Estado de conservação. Esta ave permanece relativamente comum e difundida na maior parte do norte da Austrália, mas seu alcance parece ter diminuido no sudeste do continente durante o século passado, talvez devido à caça (agora ilegal, exceto pelos indígenas australianos), predadores selvagens como porcos e raposas e destruição de habitats. A espécie é muito sensível à perturbação em seus locais de reprodução por humanos ou gado e ovelhas e desertará uma área em resposta. Seus hábitos nômades dificultam a avaliação. Em 2012 , a IUCN rebaixou a espécie paramenos preocupante. A avaliação da União Internacional para a Conservação da Natureza em 2016 manteve seu status de menos preocupante, mas observou uma trajetória populacional em declínio. Estima-se que a população total exceda 10.000 e não seja superior a 100.000 indivíduos. A abetarda australiana não está listada como ameaçada na Lei de Proteção Ambiental e Conservação da Biodiversidade de 1999.

#AbetardaAustraliana #MundoNatural!

Loading comments...