Premium Only Content

Abelha Mandaçaia Mqq | Achei uma princesa fora da caixa e coloquei em uma divisão #shorts
No final da tarde (não sei se há alguma relação, mas é neste período que mais vejo), encontrei esta "princesa" (rainha) de abelha Mandaçaia Mqq (Melipona quadrifasciata quadrifascita) no chão.
Estava com o abdômen inflado, mas ainda não era uma rainha fisogástrica.
**************
Carlos Freitas
👇Como criar abelhas sem ferrão👇
👉 http://bit.ly/3kRsDOU
**************
Ela saiu de uma das minhas outras colônias de abelhas Mandaçaia, pois quando já existe uma rainha eleita e fisogástrica, todas as outras que nascerem serão eliminadas e descartadas, mas de vez em quando, uma ou outra consegue sair da caixa com vida, como está que fugiu.
Tenho algumas divisões de abelhas Mandaçaia Mqq e que ainda não elegeram uma rainha, então coloquei esta princesa dentro de um potinho de cera e adicionei em uma divisão (nova colônia em formação).
O potinho de cera fechado é uma tentativa para protegê-la e "forçar" a nova colônia a aceitá-la ou pelo menos, ganhar algum tempo para que possivelmente seja aceita (até o momento que roerem a cera para libertá-la).
Este método não é 100% eficaz e na maioria esmagadora dos casos, não aceitam a nova princesa que foi introduzida e então será eliminada pelas operárias, porém, entre vê-la perambulando sem destino no chão ou ser adicionada em uma nova colônia em formação, me parece que a segunda opção pode oferecer maiores chances de sobrevivência.
Enfim, como não foi previamente marcada, não tenho com saber se a rainha eleita será está ou outra, mesmo assim, acredito que a tentativa vale a pena e por este motivo, estou compartilhando o método com vocês.
Meu nome é Carlos Freitas, sou meliponicultor e crio em casa abelhas nativas sem ferrão no meu meliponário urbano.🙂
Vamos compartilhar várias dicas de manejos com as abelhas nativas, as rotinas de um meliponário e abordar diversos assuntos relacionados a meliponicultura (criação racional de abelhas nativas sem ferrão).
Se possui alguma dúvida sobre o assunto que foi abordado, deseja compartilhar sugestões de vídeos ou algum outro assunto relacionado a Meliponicultura, envie o seu comentário. 😉
TMJ 🤜🤛
Muito obrigado.
#bizudeabelhas #abelhasenativas
-
3:54:03
SynthTrax & DJ Cheezus Livestreams
16 hours agoFriday Night Synthwave 80s 90s Electronica and more DJ MIX Livestream Knight Ride Edition
26.9K1 -
2:31:18
Laura Loomer
7 hours agoEP134: EXPOSED: Microsoft Allowed China Access To DOD Cyber Systems
171K103 -
2:46:43
FusedAegisTV
9 hours agoRumble Smackdown! #004 Tekken 8 $100+ Online Tournament !bracket !prizepool
41.4K -
1:53:41
The Mike Schwartz Show
12 hours agoTHE MIKE SCHWARTZ SHOW Evening Edition 07-18-2025 with guest Congressman Buddy Carter!
43.6K39 -
3:59:07
DopeFrags
10 hours agoOne of the best survival games ever? | Grounded
12.9K -
1:03:43
Sarah Westall
6 hours agoPlanning is Over, War has Started: First Stage of Economic Global War: Commodities w/ Andy Schectman
28.8K3 -
5:01:40
Fragniac
6 hours ago( -_•)╦ ╤─💥 MAKING GAMING GREAT AGAIN w/ The @BrrrapPack 🎮❗
7.43K -
58:41
BonginoReport
13 hours agoTrump Impersonations & Friday Fun w/ Shawn Farash - Nightly Scroll w/ Hayley Caronia (Ep.93)
94.8K34 -
3:00:23
BSparksGaming
15 hours agoDonkey Kong BONANZA Walkthrough Gameplay! (Part 2)
16.8K1 -
12:26:08
LFA TV
1 day agoLFA TV ALL DAY STREAM - FRIDAY 7/18/25
182K25