O SISTEMA SOLAR NO UNIVERSO - DOCUMENTÁRIO COMPLETO

2 years ago
62

O SISTEMA SOLAR NO UNIVERSO - DOCUMENTÁRIO COMPLETO

O sistema planetário que chamamos de lar está localizado em um braço espiral exterior da galáxia Via Láctea.

Nosso sistema solar consiste em nossa estrela, o Sol, e tudo ligado a ele pela gravidade – os planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno; planetas anões como Plutão; dezenas de luas; e milhões de asteroides, cometas e meteoroides.

Além do nosso próprio sistema solar, há mais planetas do que estrelas no céu noturno. Até agora, descobrimos milhares de sistemas planetários orbitando outras estrelas na Via Láctea, com mais planetas sendo encontrados. Acredita-se que a maioria das centenas de bilhões de estrelas em nossa galáxia tenham planetas próprios, e a Via Láctea é apenas uma das talvez 100 bilhões de galáxias no universo.

Enquanto nosso planeta é, de certa forma, um mero grão no vasto cosmos, temos muita companhia lá fora. Parece que vivemos em um universo repleto de planetas – uma teia de inúmeras estrelas acompanhadas por famílias de objetos, talvez alguns com vida própria.

Além das franjas do Cinturão de Kuiper está a Nuvem de Oort. Esta concha esférica gigante cerca nosso sistema solar. Nunca foi diretamente observado, mas sua existência é prevista com base em modelos matemáticos e observações de cometas que provavelmente se originam lá.

A Nuvem de Oort é feita de pedaços gelados de detritos espaciais - alguns maiores que montanhas - orbitando nosso Sol até 1,6 anos-luz de distância. Esta camada de material é grossa, estendendo-se de 5.000 unidades astronômicas para 100.000 unidades astronômicas. Uma unidade astronômica (ou UA) é a distância do Sol à Terra, ou cerca de 150 milhões de quilômetros. A Nuvem de Oort é o limite da influência gravitacional do Sol, onde objetos em órbita podem se virar e retornar mais perto do nosso Sol.

A heliosfera do Sol não se estende tanto. A heliosfera é a bolha criada pelo vento solar – um fluxo de gás eletricamente carregado soprando para fora do Sol em todas as direções. A fronteira onde o vento solar é abruptamente desacelerado pela pressão dos gases interestelares é chamado de choque de terminação. Esta borda ocorre entre 80-100 unidades astronômicas.

Loading comments...