Premium Only Content
O Poder de Cura da Jabuticaba
A jabuticaba ou jaboticaba[2][3] é o fruto da jaboticabeira ou jabuticabeira,[2][3] uma árvore frutÃfera brasileira da famÃlia das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação da espécie: Myrciaria cauliflora (Mart.) O.Berg 1854,[4] Plinia trunciflora (O.Berg) Kausel 1956[5] ou Plinia cauliflora (Mart.) Kausel 1956.[1] Espécies relacionadas no gênero Myrciaria, frequentemente referidas pelos mesmos nomes comuns, são nativas da América do Sul, encontrada em paÃses como Brasil, México,[6] BolÃvia, Uruguai, Paraguai e Argentina.[7][8] Segundo Lorenzi et al.[9], Plinia trunciflora seria outra espécie, a jabuticaba-café. A cidade de Jaboticabal, em São Paulo, foi nomeada em homenagem a essa planta.
Descrita inicialmente em 1828 a partir de material cultivado, sua origem é desconhecida. Outros nomes populares: jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu. Outra espécie de jabuticabeira é a Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como jabuticaba-sabará e encontrada com mais frequência nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, no Brasil.
Etimologia
Sabendo que os nomes jabuticaba ou jaboticaba são originários da lÃngua tupi. A etimologia exata, porém, é desconhecida. Existem algumas etimologias possÃveis:
ïapotï'kaba, que significaria "frutas em botão";[3]
îabotikaba, que significaria "gordura de jabuti", pela junção de îaboti, jabuti, e kaba, gordura.[10]
"jabuti" - espécie de cágado + "caba" = lugar. (jabuticaba = lugar do jabuti)
CaracterÃsticas
Jabuticabeira em Carneirinho, em Minas Gerais, no Brasil.
É planta catia, higrófila e que exige sol de moderado a pleno. A árvore, de até dez metros de altura, tem tronco claro, manchado, liso, com até quarenta centÃmetros de diâmetro. As folhas, simples, têm até sete centÃmetros de comprimento. Floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos. Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geleia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.
É uma das frutÃferas mais cultivadas, desde o Brasil Colônia, em pomares domésticos. É tradição o aluguel de pés de jabuticaba, o que permite a colheita e o consumo de todas as frutas de um dado pé durante um certo perÃodo de tempo[11]. Na cidade de Sabará, em Minas Gerais, no Brasil, é realizado, anualmente, o Festival da Jabuticaba, visando a perpetuar a tradição da cidade como produtora da fruta[12]. A cidade de Virginópolis, em Minas Gerais, também tem a tradição anual de realizar um Festival da Jabuticaba. Sempre na época em que as árvores estão mais carregadas de frutos, o que proporciona à cidade uma produção tradicional de licores, geleias, vinhos e doces a partir das frutas colhidas[13].
Jaboticabeira em Nova Odessa, em São Paulo, no Brasil.
A dispersão dos frutos é feita pela fauna, incluindo aves. As sementes podem ser plantadas com a polpa, mas, para armazená-las, é necessário despolpá-las em água corrente e deixar secar à sombra.
Formas cultivadas
jabuticaba-açu-paulista: frutos grandes de sabor levemente adstringente, consumidos "in natura"
jabuticaba-ponhema: muito produtiva, frutos grandes ligeiramente amargos,usada na produção de geléia
jabuticaba-precoce: frutificação frequente, frutos pouco resistentes, com casca muito fina
jabuticaba-vermelha: porte baixo, frutos vermelho-vinho[9]
Componentes
Estão presentes, na polpa da jabuticaba: ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, além de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul-arroxeada da jabuticaba [14]. No reino vegetal, a cor da jabuticaba é devido à presença de antocianina, serve para atrair os passarinhos. Isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie.
Jabuticabeira em floração.
Para a medicina, o interesse nas antocianinas é outro: elas têm uma potente ação antioxidante, ou seja, ajudam a eliminar do organismo moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para se compreender porque a incidência de tumores e problemas cardÃacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento. Ultimamente, surgiram estudos apontando uma nova ligação: as substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o nÃvel de açúcar no sangue dos diabéticos. Como a maior concentração de antocianinas está na casca da jabuticaba, é recomendável batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geleias (as altas temperaturas não afetam suas substâncias benéficas).
-
DVR
vivafrei
7 hours agoInterview with Enrique Tarrio's Mother - Viva Frei Live
19.1K13 -
53:07
Candace Show Podcast
1 hour agoBlake Lively VS Justin Baldoni: The Revenge of #MeToo | Candace Ep 128
13.4K34 -
LIVE
Scammer Payback
2 hours agoCalling Scammers Live
122 watching -
1:59:04
Darkhorse Podcast
4 hours agoThe 259th Evolutionary Lens with Bret Weinstein and Heather Heying
20.3K18 -
LIVE
Dr Disrespect
6 hours ago🔴LIVE - DR DISRESPECT - DELTA FORCE - ATTACK AND EXTRACT
4,022 watching -
LIVE
Film Threat
4 hours agoHOLLYWOOD IS ON FIRE! | Hollywood on the Rocks
290 watching -
9:53
Gun Owners Of America
4 hours agoConstitutional Concealed Carry Reciprocity Introduced to Congress!
5.86K5 -
1:52:31
The Quartering
5 hours agoTrump Hotel Attack Planned With ChatGPT, Wildfires Rage & Liberals Celebrate, Biden Roasts Kamala!
59.7K23 -
12:51
Chef Donny
3 hours agoTossing Coach Jon Gruden A Caesar Salad | What's For Lunch
17.5K1 -
1:30:57
Mally_Mouse
3 hours agoLet's Yap About It - LIVE!
10K9