HINO DO GOIATUBA ESPORTE CLUBE / GO

2 years ago
35

Links Úteis;
✅Se inscreva no canal: https://bit.ly/3HmtyAQ
✅Site Oficial: https://www.goiatuba.esp.br/

==========================================

Hino do Goiatuba Esporte Clube / GO

Sou Goiatuba até morrer
Trago o azul no coração
Jogamos sempre pra vencer

Buscando ser o campeão
Eterno azul como o infinito
Lutar é a tua tradição.

Teu nome sempre foi meu grito
É azulão, é azulão
De norte a sul és um audaz
És o orgulho dos desportistas de Goiás.

Composição: José Airton Lima

==========================================
Goiatuba Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol fundado no dia 5 de maio de 1970, na cidade de Goiatuba, no estado de Goiás.
Sagrou-se campeão da primeira divisão do Campeonato Goiano no ano de 1992, sendo à época apenas o terceiro clube do interior a conquistar um título da elite estadual e de quebra, marcou o fim do jejum de 25 anos sem títulos de clubes interioranos.
Hoje, o seleto grupo de campeões goianos do interior contam com 5 clubes incluindo o Goiatuba EC: Anápolis FC (1965), CRAC (1967 e 2004), Itumbiara EC (2008) e Grêmio Anápolis (2021).

História
O Goiatuba Esporte Clube é um clube de futebol da cidade com mesmo nome que se localiza no estado de Goiás. Fundado no dia 5 de maio de 1970, é conhecido como Fantasma, Demônios de Gelo e Azulão (principal) e tem como principais títulos o Campeonato Goiano de 1992, 2 Goianos da Segunda Divisão (1984 e 1997) e uma Copa Goiás de 1993.
O clube foi fundado em 1970 por um grupo de desportistas da cidade com o intuiuto de representar a cidade em competições estaduais. O nome foi escolhido para ter maior identidade com a cidade e na reunião além de se decidir a direção do clube também se decidiu o mascote, no caso o pássaro azulão. A sua primeira partida como time profissional foi vencendo o América de Morrinhos por 1 x 0, porém em janeiro de 1970 o clube tinha jogado uma partida antes de se tornar realmente um clube de futebol contra o JK de Morrinhos por 2 x 2 na inauguração do estádio Divino Garcia Rosa.
Ainda no ano de 1970, participou de um torneio, conquistando seu primeiro título e troféu, vencendo a 3ª Taça Vale do Paranaíba, enfrentando as seguintes equipes: Bom Jesus, Triângula de Monte Alegre de Minas, Centralina de Minas, Grêmio Buriti Alegre, Vasco de Tupaciguara e o Itumbiara, tendo sido campeão com 18 pontos e com o artilheiro Esqueleti marcando 14 gols.

No ano de 1971 a Federação Goiana de Futebol promoveu um torneio entre o Azulão, América de Morrinhos e o Itumbiara, sendo que o vencedor ganharia o direito de participar do estadual. O Azulão foi aguerrido, sendo que o Goiatuba venceu 2 vezes o América e venceu uma vez o Itumbiara fora de casa, já o adversário venceu as 2 contra o América e perdeu para o Goiatuba. A decisão foi em Goiatuba com mais de 10 mil torcedores no estádio, mas a torcida não foi suficiente, pois o Itumbiara abriu 2 x 0, mas o time da casa mostrou imponência e fez gols aos 43 e aos 45 do segundo tempo com gols de Eduardo e Tino, respectivamente, e se sagrou campeão do torneio seletivo.

O primeiro jogo do Goiatuba no Goianão foi vencendo o Goianésia por 1 x 0 no Divino Garcia Rosa. No ano de 1971 o clube ficou na lanterna do torneio, mas ao menos Sagrou-se Bi-Campeão da Copa Vale do Parnaíba ao vencer o Centralina de Minas. Em 1972 o clube assustou os times no estadual ao ficar em sétimo, além de derrubar o Atlético Goianiense na final do Torneio Sul Goiano.
1973 não sai da cabeça do torcedor azulino, quando o time ficou em 3° lugar no estadual, venceu o Quito Colobata em seu primeiro amistoso internacional por 3 x 0, além de aplicar a maior goleada de sua história: 15 x 1 sobre o Miguelópolis.
No ano de 1974 além de fazer uma campanha bem aquém do esperado no estadual, recebeu uma sonora goleada do Flamengo, quando o time da Gávea venceu por 6 x 2 o time goiano. Nos anos de 76 e 77 ficou em penúltimo no estadual.

Em 1981 participou pela primeira vez de uma competição nacional, a Taça de Bronze, porém o Azulão foi eliminado na primeira fase pelo Itumbiara. No mesmo ano aplicou 9 x 1 no Monte Cristo. Se falamos aqui das goleadas aplicadas pelo Azulão, em 1982 o time também sofreu algumas goleadas históricas, como a de 9 x 2 para o Vila Nova e 8 x 2 em amistoso contra o Comercial de Ribeirão Preto, sendo que no Goianão acabou sendo rebaixado pela 1ª vez.
Em 1984 foi campeão da Segundona de Goiás, retornando á elite no ano seguinte, quando ficou em oitavo lugar. Em 1987 participou do Torneio Octávio Pinto Guimarães, onde ficou com o vice campeonato.

#goiatuba #hinodogoiatuba #goiatubaesporteclube

Loading comments...