Poesia que Pensa − Lendo GOTTFRIED BENN (Parte 1)

2 years ago
69

INDICAÇÕES DE LEITURA:

1) Obra poética, Yves Bonnefoy: volume I.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3s3yKoL

2) Obra poética, Yves Bonnefoy: volume II.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/359WDSz

3) Ariel, Sylvia Plath.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3sP5Yr3

4) Cristal, Paul Celan.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3I7Heki

5) Poemas, Wislawa Szymborska.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3LJimRT

6) Poesia Completa, Mario de Sa-Carneiro.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3IgtkMs

7) O tempo adiado e outros poemas, Ingeborg Bachmann.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3BxijUK

8) Elos líricos: poemas e prosa a grandes poetas, Marina Tsvetáeva.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3sVXez8

OBS: Ao adquirir qualquer um destes livros a partir dos links acima, você ajuda o canal. Muito obrigado!

***

Neste vídeo são lidos mais alguns poemas do escritor alemão GOTTFRIED BENN.

***

CONHEÇA ESTA PLAYLIST:
https://youtube.com/playlist?list=PLjKFLhLXrxxjFbziiknngVr_qVV43AtDh

***

ASSISTA TAMBÉM:

https://www.youtube.com/watch?v=Zk2bWVagCxA

***

GOTTFRIED BENN, nascido a 2 de Maio de 1886, em Mansfeld, no Brandenburgo, foi o mais velho dos filhos de uma larga família dada à luz por um pastor protestante (Gustav Benn) e uma suíça de língua francesa (Caroline Benn). Cresceu a contar histórias aos irmãos mais novos e a odiar a austeridade paterna, que o obrigou a estudos de teologia, primeiro, filologia, depois, e de medicina, finalmente, apesar do seu interesse pelas letras. A perda da mãe, aos 26 anos, forneceu-lhe o motivo para o primeiro livro de poemas: Morgue und andere Gedichte (1912). À publicação do livro, seguiram-se contatos com Else Lasker-Schüler e editores e escritores expressionistas. Enquanto prestava serviços médicos durante a Primeira Grande Guerra, apaixonou-se pela atriz Edith Brosin. O casamento pouco durou. Benn perdeu a mulher em 1921. Especializado em doenças sexuais, atraído pelo nazismo e pela cantora de ópera Ellen Overgaard (a ordem de interesses é aleatória), acabou por ser ostracizado pelos parceiros mais liberais. Mas o regime do Führer também não lhe foi menos hostil. «O poeta passou a uma forma aristocrática de emigração; remetido ao silêncio desde 1936, data em que ainda saem os seus Poemas escolhidos, silêncio em que vai ficar até 1948 (Poemas estáticos), em Maio de 1938 fora excluído da Câmara dos Escritores, com radical proibição de escrever e publicar» (Vasco Graça Moura). A razão da hostilidade nazi ter-se-á ficado a dever, antes de mais, ao simples fato dos seus livros terem sido publicados por firmas presididas por judeus. Mas também foi acusado de publicar uma poesia degenerada e homossexual. Ainda assim, voltou a servir durante a Segunda Grande Guerra. Para trás tinham ficado, além dos poemários, uma novela e algumas peças teatrais. Voltou a casar uma segunda e uma terceira vezes. A sua segunda mulher, que era igualmente sua secretária, suicidou-se em julho de 1945 e, em dezembro de 1946, o poeta juntou-se a uma jovem dentista chamada Ilse Kaul. Terminada a Guerra, foi relegado ao silêncio pelos aliados. Só a publicação dos Poemas estáticos reabilitou o autor, publicando a partir de então trabalhos em prosa e em verso. Em 1951, foi-lhe atribuído o Prémio Georg Büchner. Morreu no dia 7 de Julho de 1956, vítima de câncer nos ossos.

***

ASSISTA TAMBÉM:

https://www.youtube.com/watch?v=Zk2bWVagCxA

***

O canal POESIA QUE PENSA é dedicado à literatura moderna e contemporânea (com ênfase nos grandes nomes da poesia ocidental) e ao pensamento reflexivo. Nele, leio trechos de poemas e outras peças literárias e filosóficas que dizem respeito, direta ou indiretamente, à condição de crise que todos vivemos hoje assim como aos seus efeitos e consequências em nossas mentes e corações.

***

Meu nome é JORGE LUCIO DE CAMPOS. Sou ensaísta, poeta e professor de Filosofia e Artes da UERJ. Possuo atualmente os seguintes canais no YouTube: 1) Poesia, Pensamento e cotidiano; 2) Rock Progressivo e Experiência Estética; 3) Rock Psicodélico e Experiência Underground; 4) Sofocine: Filosofia e Cinema; 5) A Arte e o Século XX; 6) A Máquina do Mundo; e 7) Theatrum Philosophicum: Filosofia e YouTube.

Links:

POESIA QUE PENSA

https://www.youtube.com/channel/UCI_4fJYfLTRP4mDxM_gn9VA

ROCK PROGRESSIVO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA

https://cutt.ly/CanalRockProgressivoeExperienciaEstetica

SOFOCINE: FILOSOFIA E CINEMA

https://cutt.ly/CanalSofocineFilosofiaeCinema

A ARTE E O SÉCULO XX

https://cutt.ly/CanalAArteeoSeculoXX

A MÁQUINA DO MUNDO

https://www.youtube.com/channel/UC6mFUqcfWSAK2BjiefxvGpw

ROCK PSICODÉLICO E EXPERIÊNCIA UNDERGROUND

https://www.youtube.com/channel/UCTDEtMMPMzhIllocUsXOCTg

THEATRUM PHILOSOPHICUM: FILOSOFIA E YOUTUBE

https://www.youtube.com/channel/UCq20ZWbKBwmnL3pwsGANd0w

Loading comments...