Poesia que Pensa − Lendo JOAN BROSSA

2 years ago
22

"Em algum lugar, um poeta pensa" (Antonin Artaud).

***

O TEMPO Este verso é o presente. O verso que você leu é o passado. Já envelheceu depois da leitura. O que resta do poema é o futuro...

***

JOAN BROSSA I CUERVO nasceu em 19 de janeiro de 1919, em Barcelona, e morreu em 30 de novembro de 1998 na mesma cidade. Foi dramaturgo, designer gráfico, artista plástico e poeta, dedicando-se tanto à poesia escrita quanto à visual e ao poema-objeto. Defensor da autonomia política da Catalunha, escreveu sempre em catalão a despeito da censura franquista, que proibia publicações nessa língua. Como um dos grandes nomes das vanguardas europeias da metade do século 20, deixou obras de inestimável valor. Na década de 1940, aproximou-se do surrealismo e da psicanálise. Tornou-se amigo de João Cabral de Melo Neto, com quem manteria intenso e rico diálogo. Em 1943, publicou o seu primeiro livro, La bola i el escarabat (A bola e o escaravelho). Após as precedentes Ariel e Algol, lançou, em 1948, com Tàpies, Ponç, J. J. Tharrats, Arnau Puig e Modest Cuixart, a revista Dau al Set (Dado de sete), cujo plano editorial procurava retomar o espírito vanguardista que havia em Barcelona nas primeiras décadas do século 20. Na sua intensa e variada atividade como artista, escreveu os seguintes livros: Em va fer Joan Brossa (1951, com prefácio de João C. de M. Neto), Poemes civils (1961), Les ungles del guant (1974), Poemes visuals (1975), Accions musicals (1975, poesia cênica combinada com música), Poemes objecte (1978), Poemes escollits (1995, antologia temática organizada por Glòria Bordons), Gart (1996, roteiro cinematográfico), Sumari astral (1999), Antologia de poemas de revolta (2001) e A partir del silenci (2001, antologia polimórfica organizada por Glòria Bordons).

***

INDICAÇÕES DE LEITURA:

1) Obra poética, Yves Bonnefoy: volume I.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3s3yKoL

2) Obra poética, Yves Bonnefoy: volume II.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/359WDSz

3) Ariel, Sylvia Plath.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3sP5Yr3

4) Cristal, Paul Celan.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3I7Heki

5) Poemas, Wislawa Szymborska.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3LJimRT

6) Poesia Completa, Mario de Sa-Carneiro.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3IgtkMs

7) O tempo adiado e outros poemas, Ingeborg Bachmann.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3BxijUK

8) Elos líricos: poemas e prosa a grandes poetas, Marina Tsvetáeva.

ONDE ENCONTRAR: https://amzn.to/3sVXez8

OBS: Ao adquirir qualquer um destes livros a partir dos links acima, você ajuda o canal. Muito obrigado!

***

O Canal Poesia que Pensa é dedicado à literatura moderna e contemporânea (com ênfase nos grandes nomes da poesia ocidental. Nele, leio trechos de poemas e outras peças literárias que dizem respeito, direta ou indiretamente, à condição de crise que todos vivemos hoje assim como aos seus efeitos e consequências em nossas mentes e corações.

***

Meu nome é JORGE LUCIO DE CAMPOS. Sou ensaísta, poeta e professor de Filosofia e Artes da UERJ. Possuo ainda os seguintes canais no YouTube: 1) Rock Progressivo e Experiência Estética; 2) Rock Psicodélico e Experiência Underground; 3) Sofocine: Filosofia e Cinema; 4) A Arte e o Século XX; 5) A Máquina do Poema; e 6) Theatrum Philosophicum: Filosofia e YouTube.

Links:

ROCK PROGRESSIVO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA

https://cutt.ly/CanalRockProgressivoeExperienciaEstetica

SOFOCINE: FILOSOFIA E CINEMA

https://cutt.ly/CanalSofocineFilosofiaeCinema

A ARTE E O SÉCULO XX

https://cutt.ly/CanalAArteeoSeculoXX

A MÁQUINA DO POEMA

https://www.youtube.com/channel/UC6mFUqcfWSAK2BjiefxvGpw

ROCK PSICODÉLICO E EXPERIÊNCIA UNDERGROUND

https://www.youtube.com/channel/UCTDEtMMPMzhIllocUsXOCTg

THEATRUM PHILOSOPHICUM: FILOSOFIA E YOUTUBE

https://www.youtube.com/channel/UCq20ZWbKBwmnL3pwsGANd0w

Loading comments...