Como desenhar perspectiva com 1 ponto de fuga

3 years ago
1

ESTE VÍDEO ESTÁ SEM AUDIO. CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO COMPLETO COM AUDIO
https://www.youtube.com/watch?v=LsiUxipuQIU

Curso online de croquis e perspectiva a mão livre
http://www.modulo21.com.br/cursosonline/cursos/perspectiva-a-mao-livre-online/
(Na aba conteúdo do curso está liberado as 3 aulas grátis)

O Que é o Croquis

Mesmos com a utilização da tecnologia, o que considero extremamente importante para a arquitetura, ainda vejo muitos profissionais utilizando o velho lápis e papel para capturar a primeira ideia de um projeto. Não para desenvolver um projeto todo à mão, pois isso hoje não faz sentido já que existem os programas de desenho técnico que podemos desenhar e modificar todo o nosso projeto de uma forma muito mais rápida do que se desenharmos à mão. O croquis é aquele traço inicial de um projeto, serve para transmitir de forma muito rápida as ideias para o papel. Serve para trocar ideias com outros arquitetos que fazem parte do mesmo projeto ou até mesmo para o cliente. É o ato de registrar uma ideia ou uma cena instantânea. Geralmente são produzidos em traços sem muita precisão ou até mesmo descompromissados. Por isso não servem como um projeto definitivo, mas como captura de uma ideia inicial é muito valioso.

1 – A importância da escala humana nos croquis.

A escala humana é de grande importância nos croquis e nas perspectivas de apresentação, pois nos transmite a relação de proporção com o edifício desenhado. Além de nos dar uma referência de escala do projeto, permite demonstrar as funções desse espaço. Se é um espaço de passagem, de vivência, ou seja, mostra o uso dos espaços em nossos projetos. A escala humana pode ser mais bem detalhada ou apenas alguns traços já definem a figura humana.

2 – Traço como marca registrada do desenhista.

Cada profissional e artista que desenha a mão acaba definindo uma forma de desenhar, um estilo de traço, de sombreamento, de escalas humanas. É importante que você também tenha uma forma de desenhar e ser reconhecido pelo seu estilo. O traço dependendo do que estamos desenhando pode ser mais solto, mais leve ou mais pesado, um traço mais reto ou um traço mais irregular. Podemos variar um traço no projeto, utilizando ele para definir arestas mais próximas, mas afastadas, desenhar uma textura e definir tonalidades em nosso desenho, aplicados nas faces com luz e sombra. Defina um traço, desenhe texturas e utilize características marcantes em seus desenhos.

3 – Efeito Luz e sombra

Quando estamos desenhando um croquis, precisamos utilizar bem as luzes e sombras que estarão presentes no ambiente e no projeto que estiver desenvolvendo. As luzes e sombras são um acabamento importante na finalização de um desenho, porque nos dão uma maior noção de volume e profundidade, as sombras nos dão uma sensação de três dimensões no desenho. Podemos utilizar a luz e a sombra nos croquis da seguinte forma: A luz que incide no edifício deixando a face branca, a sombra na face não iluminada e a sombra projetada. Veja o Exemplo abaixo.

Alexandre Souza

*CONTATO*

Telefone:(11) 993478171
Whatsapp:(11) 993478171
Site Cursos: http://www.modulo21.com.br
Site Arquitetura: http://www.arquitetoalexandresouza.com.br/
Blog: https://www.modulo21.com.br/blog/
Email:alexandre@modulo21.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/arquiteto_alexandre_souza/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/alexandrecruzdesouza/
Face: http://www.facebook.com/Modulo21/

#perspectivaamaolivre #cursodeperspectiva #perspectivaarquitetonica

Loading comments...