Novos Baianos | Review do álbum Acabou Chorare (50 Anos) | Pitadas do Sal | Podcast Musical

2 years ago
12

Compre o livro Caí na estrada com os Novos Baianos - https://amzn.to/3sdTaLm

Talvez você não saqiba, mas o segundo álbum do grupo Novos Baianos, o Acabou Chorare, que completa 50 anos, foi eleito pela revista @rollingstonebrasil o melhor disco de todos os tempos.

A eleição foi realizada em 2007 e contou com 60 especialistas, entre estudiosos, produtores e jornalistas.

Obra-prima dos Novos Baianos, Acabou Chorare nasceu do choque entre o grupo e João Gilberto (engana-se quem imagina que a influência musical foi unilateral. Vale ouvir João Gilberto, o 47º colocado desta mesma lista, e perceber imediatamente que se trata do outro lado de uma mesma moeda.)

Depois de um primeiro disco semitropicalista, um tanto psicodélico e essencialmente roqueiro gravado em São Paulo (É Ferro na Boneca, de 1970), a trupe se mudou de mala e cuia para o Rio de Janeiro e por lá se instalou.

Luiz Galvão, letrista dos Novos Baianos, conhecia o pai da bossa nova desde a adolescência em Juazeiro e retomou o contato assim que pisou na Cidade Maravilhosa.

Por algum motivo inexplicável, João se identificou com a turma de hippies e logo começou a freqüentar o, digamos, "alojamento" onde eles moravam. De cara, apresentou ao grupo um samba que, mal sabiam eles, se tornaria a peça-chave da transformação sonora que viria em 1972.

#NovosBaianos #AcabouChorare #pitadasdosal

Loading comments...