O unicórnio do mar (Naval)

2 years ago
7

"42 # \ 36 **; | {) ;. 0" O narva ou unicórnio-do-mar é uma baleia dentada de tamanho médio e o animal com os maiores caninos. Vive durante todo o ano no Ártico. É uma das duas espécies vivas de baleias da família Monodontidae, juntamente com a baleia beluga. Os narvais foram caçados durante mais de mil anos pelos povos inuítes do norte do Canadá e da Gronelândia devido à sua carne e marfim, e uma caça de subsistência regulamentada continua até hoje. Ainda que as populações pareçam estáveis??, o narval é particularmente vulnerável às alterações climáticas, devido a uma distribuição geográfica restrita e dieta especializada.
Alimentação. Os narvais têm uma dieta relativamente restrita e especializada. Suas presas são predominantemente compostas de halibutes da Gronelândia e bacalhaus do Ártico, chocos, camarão e lulas. Devido à falta de dentição bem desenvolvida na boca, acredita-se que narvais se alimentam nadando em direção a presa até que esteja dentro do alcance e, em seguida, a sugam com a boca, servindo-se duma força considerável. Os narvais são uma espécie migratória. Quando a primavera chega, abrem-se canais no gelo e os narvais retornam às baías costeiras. Exibem migrações sazonais, com uma alta fidelidade de retorno a determinados locais preferenciais. Nos meses de Verão, deslocam-se para mais perto das costas. No inverno, deslocam-se para águas mais profundas no mar, sob gelo grosso, surgindo em fissuras estreitas no gelo marinho.
Reprodução. As fêmeas começam a ter as primeiras ninhadas por torno dos seis aos oito anos de idade. Os narvais adultos acasalam em Abril ou Maio, quando estão nos bancos de gelo marítimos. A gestação dura 14 meses e os filhotes nascem entre Junho e Agosto do ano seguinte. Os filhotes são cuidados durante cerca de 20 meses. O longo período de aleitamento dá-lhes o tempo necessário para aprenderem as competências de que precisam para sobreviver. A mãe e os filhote não se costumam afastar muito e mesmo quando estas baleias viajam, os filhotes continuam por perto das costas da mãe.

#Naval #MundoNatural!

Loading comments...