FRANKENSTEIN

2 years ago
14

#horror,#frankenstein,#terror,#catarse,#amazon,#skript,
Há pouco mais de duzentos anos, Mary Shelley criou FRANKENSTEIN, sua obra-prima. Seu livro de estreia é um marco do romance gótico, verdadeiro ícone do terror e influência fundamental para o surgimento da ficção científica. A criatura de Frankenstein é considerada o primeiro mito dos tempos modernos. Literal e figurativamente, seu personagem é uma composição de várias partes, sobretudo da experiência literária de Shelley, que costurou conceitos do Gênesis ao Paraíso Perdido, da Grécia Antiga ao Iluminismo. Muitas décadas anterior à obra de Poe, Bram Stoker ou H.G. Wells, FRANKENSTEIN vem sendo publicado ininterruptamente desde 1818.

Tudo aconteceu no verão de 1816, quando Mary e um grupo de escritores ingleses ― incluindo o seu marido, Percy Shelly, o poeta Lord Byron e John William Polidori ― dividiam uma casa na villa Diodatti, na Suíça. Entusiasmados pela leitura de uma edição francesa de Fantasmagoriana ― coletânea de histórias sobre aparições, espectros, sonhos e fantasmas ―, os quatro aceitaram o desafio de escrever um conto de terror cada. Mary concebeu a origem de FRANKENSTEIN. E curiosamente, Polidori escreveu o que viria a ser O Vampiro, romance que serviria de inspiração para Drácula, de Bram Stoker.

FRANKENSTEIN, OU O PROMETEU MODERNO é uma obra sempre atual e, nas mãos do alemão Ralf König, ele ganhou uma das versões mais fiéis, e ao mesmo tempo, disruptivas dos quadrinhos. Imperdível.

Loading comments...