O ASTRONÔMICO gasto brasileiro com o FUNCIONALISMO PÚBLICO | QuintEssência

2 years ago
3

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também no Instagram: http://instagram.com/quintessencia.lib

De acordo com dados do Tesouro Nacional, o Brasil é um dos países que mais gastam com remuneração de funcionários públicos. De uma relação em que constam 74 países, o Brasil figura como o 7o maior gasto nesse sentido – valor esse que corresponde a 12,9% do PIB nacional. Ou seja, um oitavo de toda a riqueza produzida no país é gasta, exclusivamente, para custear os salários dos funcionários públicos.

O funcionalismo público envolve os três poderes, distribuídos entre os entes federados – União, estados e municípios, - além de todos os que trabalham nas chamadas autarquias e nas fundações públicas. Compõem essa enorme categoria os funcionários admitidos por meio de concurso público, que possuem estabilidade empregatícia, aqueles que são indicados diretamente (os chamados “comissionados”) e, é claro, aqueles que são eleitos para cargos públicos – por exemplo, os políticos.

Num espaço de menos de vinte anos, entre 2000 e 2017, o número de funcionários públicos no Brasil, envolvendo todas as esferas, saltou de 6,9 para 11,4 milhões! E, de forma bastante óbvia, o gasto com a remuneração desses funcionários subiu vertiginosamente durante o mesmo período, chegando hoje aos já citados quase 13% de toda a riqueza produzida no país.

#servidorpúblico #funcionalismo #dívidapública

Loading comments...