COMO MONTAR UMA PEQUENA FABRICA DE CERVEJA ARTESANAL | 07 DICAS INFALÍVEIS

2 years ago
56

#envolmid #cerveja

O mercado brasileiro de cervejas artesanais cresce a uma taxa de mais 23% ao ano - uma estatística muito boa para quem quer trabalhar na área.

✅ Produza Cerveja Artesanal em Casa

⬇️ LINK DO CURSO: https://abre.ai/cursocerveja

✅ Kit Cervejeiro Alumínio - Fabricação Cerveja Artesanal

➡️ LINK: https://abre.ai/maquinadecerveja

Cada vez mais as pessoas querem tomar uma cerveja de qualidade e com o passar do tempo os gostos das pessoas se tornam cada vez mais refinados e buscam novidades nesse segmento de mercado. Por isso, mesmo os grandes produtores de cerveja estão investindo em produtos artesanais.

No vídeo de hoje falaremos de forma simplificada como você pode montar a sua fabrica de cerveja artesanal.

1 – Faça o seu planejamento

O primeiro passo deve ser a busca especializada de informações técnicas e um extensivo planejamento do negócio. Essa é a maneira mais segura de começar e pode evitar grandes prejuízos e retrabalhos mais a frente. Na descrição vou deixar links para ajudar você.

Depois de entender a situação do mercado e até mesmo como seus concorrentes operam, é hora de escrever tudo no papel e começar a se organizar.

Uma compreensão abrangente do perfil do seu negócio pode ajudá-lo a evitar alguns erros e até mesmo tirar proveito de algumas lacunas do mercado.

2 - Conheça os principais Tipos de Cerveja Artesanal

Existem em torno de 120 tipos de cervejas artesanal no mercado.

Esses tipos podem ser classificados em 3 grandes famílias, são elas:

Larger: São cervejas de baixa fermentação e as mais populares entre os três tipos.
Possuem um teor alcoólico entre 4% e 7%. Tem predominância da cor mais clara ou dourada.

Ale: As cervejas dessa família são de alta fermentação. São também mais encorpadas e complexas.
Tanto o sabor quanto a cor costumam variar entre doce ou amarga, clara ou escura.

Lambic: É tida como a família de cerveja mais antiga.
Com tonalidade clara, sua fermentação é feita em tanques abertos e por isso ocorre espontaneamente. Resultando em um sabor mais forte, azedo, ácido e amadeirado.

3 - Conheça o processo de Fabricação

Uma das coisas mais importantes, se não for a mais, é aprender o passo a passo da sua produção.

Por Exemplo:

– Recepção do malte
O primeiro passo da sua fábrica é receber o malte (que vem ou em sacos ou a granel). Após isso ele deve ser moído utilizando moinhos de dois cilindros.

Esses equipamentos podem ser regulados de acordo com o malte utilizado e ainda possui dispositivo de segurança contra explosão.

É possível moer de 300 a 700 kg por hora – dependendo do equipamento.

– Cozimento
Após moído o malte vai para a sala de cozimento, que normalmente é estruturado com dois equipamentos (Tina de Motura com cozinhador de mosto conjugados e uma Tina de Clarificação acoplada ao Whirpool.

Além disso, a sala pode ter outros equipamentos que vão ajudar no cozimento, como o condensador de vapor. O mosto será cozinho em 60 a 90 minutos, depois resfriado. Por fim, ele será areado.

– Fermentação e maturação
A levedura será estocada em tinas de aço inox refrigeradas. Os tanques podem ser cilindros verticais de fermentação e maturação ou tanques abertos para fermentação e tanques horizontais fechados para maturação.

– Filtro
Nesse processo é preciso usar o filtro de terra datomácea de pré-camada com placas horizontais.

O conjunto é feito por um vaso de pressão com as placas filtrantes instaladas, um tanque de preparação e dosagem de terra diatomácea, mais uma bomba centrífuga de cerveja.

– Envasamento
Se o seu objetivo com sua microcervejaria artesanal é embarrilar ou envasar seus produtos, é preciso de máquina e espaço específico para isso na sua estrutura. É preciso ter os três processos em um único equipamento: enxaguador, enchedor e arrolhador.

Falei resumidamente, se você quer saber mais deixei um link na descrição desse vídeo que vai te ajudar no passo a passo completo.

4 – Equipamentos

Os equipamentos para microcervejaria artesanal podem variar de acordo com o produto que se quer ter, mas no geral são os mesmo de uma cervejaria comum com produção industrial.

Você irá precisar de um kit de cerveja artesanal. A capacidade do kit depende da quantidade de bebida que você pretende fabricar.

5 - Fornecedores

Os fornecedores precisam ser confiáveis, já que se trata de uma matéria-prima delicada. Também atente-se ao seu armazenamento e ao controle de estoque.

6 - Cuide da formalização

Nenhuma empresa deve operar ilegalmente, portanto, esteja preparado para contratar uma empresa de contabilidade para garantir operações comerciais rápidas e eficazes.

Além de obter o CNPJ, também é preciso ir à prefeitura para obter informações sobre licenças comerciais, licenças de fiscalização sanitária e até mesmo o corpo de bombeiros.

7 - Divulgue

A boa comunicação nas redes sociais é essencial para qualquer empresa que queira usar sua marca e divulgar seus produtos para seu público-alvo.

Loading comments...