Será que o SONHO AMERICANO ainda existe? | QuintEssência

3 years ago
6

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também no Instagram: http://instagram.com/quintessencia.lib

No dia 4 de julho, comemora-se o aniversário da Independência dos Estados Unidos. 245 anos atrás, as Treze Colônias americanas decretaram sua independência da Coroa Britânica, formando o início do que nós conhecemos, hoje, como os Estados Unidos da América, o país mais poderoso e desenvolvido do mundo. Alguns anos de guerra se seguiram à declaração até que a existência do novo país fosse reconhecida pela Inglaterra. Em 1787, foi assinada a Constituição dos Estados Unidos, com seus apenas 7 artigos que garantem a fundamental manutenção de liberdades individuais.

Eu considero esses acontecimentos como de extrema importância para nossa história. E é por isso que eu não entendo porque motivos a Revolução Francesa, de 1789, é considerada o marco que divide a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. Além de ter sido posterior à Independência dos Estados Unidos, ela foi mais efêmera, uma vez que a República Revolucionária Francesa existiu por apenas 10 anos, antes de entregar o poder para Napoleão Bonarparte; enquanto que a República Americana é a mesma, desde sua fundação até hoje. Mas isso é assunto para outro vídeo.

O que me fascina na história dos Estados Unidos são os motivos que deram origem a essa nação. Os primeiros colonos eram indivíduos que fugiam da Inglaterra, especialmente por motivos de perseguição religiosa – ou seja, eles buscavam uma nova terra, onde pudessem professar sua fé livremente. Por isso, essas pessoas se lançaram numa viagem através do Oceano Atlântico, para uma terra onde não havia absolutamente nada, e onde poderiam começar uma nova vida.

#estadosunidos #eua #independência

Loading comments...