Cidade histórica de Tiradentes

2 years ago
36

Cidade histórica de Tiradentes
Por volta de 1702, os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, e lá se formou um arraial que foi batizado de Santo Antônio do Rio das Mortes. Mais tarde, passou a ser chamado de Arraial Velho, pois criou-se o Arraial Novo do Rio das Mortes, atualmente chamado de São João del Rei. No ano de 1718 o arraial foi elevado à vila, e chamado de Vila de São José, em homenagem ao príncipe D. José, Futuro rei de Portugal, a qual passaria a categoria de cidade no ano de 1860. A localidade foi explorada durante o século XVIII por conta do ouro que lá era encontrado, sendo assim um dos grandes centros produtores de Minas Gerais.

Cidade de Tiradentes, Minas Gerais. Foto: Diego Grandi / Shutterstock.com

No século XIX os republicanos redescobrem a cidade, que fora palco da inconfidência mineira e do seu “herói”, Tiradentes. Em discurso, Silva Jardim sugere que o nome da cidade passe a homenagear um herói, e não um rei português. Em 06 de Dezembro de 1889, com a proclamação da República, a cidade passa a se chamar pelo seu atual nome “Cidade e Município de Tiradentes”. Em 20 de Abril de 1938, a cidade é tombada como patrimônio histórico pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

A cidade de Tiradentes tornou-se um dos centros históricos da arte barroca do Brasil, ganhando muita importância por ter sido bem preservado, e tornando-se também uma atração turística. Ainda hoje a cidade possui muitos exemplos da arquitetura do século XVIII, como:

a Igreja Matriz de Santo Antonio, construída em 1710, sendo a segunda igreja em ouro e uma das mais belas construções barrocas do Brasil. No seu interior, há um órgão de 1788, que é considerado um dos quinze mais importantes do mundo.
o Sobrado do Aimorés Futebol Clube, na Rua Direita;
o Prédio da Prefeitura com suas sacadas de ferro batido e sótão;
a casa nº 114 da Rua Padre Toledo, com forros pintados, representado os cinco sentidos;
a casa do Largo do Ó nº 1 com forros pintados e três casas com antigas janelas de rótula, na Rua direita.
Câmara Municipal, localizada próxima à Matriz, construída em meados do século XVIII, onde eram abrigada a administração pública no período colonial e imperial, hoje chamada de Câmara Municipal de Tiradentes;
Antiga Cadeia Pública, construída em 1833 e 1845, no local da velha cadeia incendiada, uma construção austera com janelas de cantaria protegida por pesadas grades.
Casa da Cultura, construída no século XVIII, onde se encontram os microfilmes de 280.000 documentos do acervo da Arquivo Ultramarino de Portugal e do Brasil Colonia
Ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio, que possui duas arcadas romanas, construídas em pedra no final do século XVIII.
Monumento a Tiradentes, Localizado no Largo das Forras, construído 1892, quando foi celebrado o aniversário da morte do Alferes.
A Capela de Nossa Senhora das Mercês, do final do século XVIII, com um único altar multicolorido, pinturas em estilo rococó, cenas alusivas à Virgem Maria e imagem da padroeira.
Capela de Nossa Senhora do Rosário, construída em cantaria (pedra), com três altares de talha de meados do século XVIII e os santos negros São Benedito, Santo Antônio de Cartagerona e Santo Elesbão.
Casa do Padre Toledo, hoje transformada em museu, construida no final do século XVIII, com esquadrias em cantaria lavradas e sete forros pintados com figuras da mitologia grega. Nesta casa morreu Padre Toledo, um dos cabeças da Inconfidência Mineira.
Santuário da Santíssima Trindade, construída em 18 de outubro de 1822.

Peço encaricidamente que escrevam-se, compartilhem e curtam o canal. Obrigado a todos. E até o proximo video

Loading comments...