Premium Only Content

História da Cidade de morretes
História da Cidade de morretes
Até o século XVI, a região atual do município era território dos índios carijós. A partir de 1646, com a descoberta de jazidas de ouro, a região passou a ser ocupada por mineradores e aventureiros provenientes de São Paulo. Em 1721, foi fundado oficialmente o povoado de Morretes.
Foi o ouvidor Rafael Pires Pardinho quem, em 1721, determinou que a Câmara Municipal de Paranaguá medisse e demarcasse 300 braças em quadra para servir de localização da sede da futura povoação de Morretes. Em 31 de outubro de 1733 foi realizada a medição das terras no ponto onde residia o rendeiro do porto João de Almeida, primeiro morador a localizar-se nas terras delimitadas, onde foram construídas duas casas, uma das quais pertencia a João de Almeida, localizada no morro da Igreja, e a outra denominada Casa da Farinha.
O povoamento da localidade foi lento e, em meados do século XVIII, transferiu-se para Morretes o parnanguara Capitão Antônio Rodrigues de Carvalho e sua esposa Dona Maria Gomes Setúbal, que receberam autorização do Papa para levantar uma Capela. Sendo esta erigida em 1769 e foi denominada Nossa Senhora do Porto e Menino Deus dos Três Morretes.
A partir desta época, o lugar teve grande crescimento com o setor comercial tornando-se ponto de referência obrigatória aos viajantes de serra acima e rio abaixo.
Em 1812, começou a construção da atual Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto, no mesmo local da primitiva Capela.
Na primeira metade do século XIX, foi construída no Porto de Cima, pelos escravos, a Igreja de São Sebastião. Devoção de origem portuguesa sob a invocação de Nossa Senhora da Guia e de São Sebastião.
O nome do município originou-se do fato de estar a Cidade cercada por morros de pequena elevação e que eram denominados de Morretes.
Morretes teve um papel relevante no desenvolvimento econômico e politico do Estado, notadamente no Ciclo do Ouro de 1665 a 1735, quando havia muitas minas, destacando-se entre elas a mina de Penajóia e no ciclo da erva-mate, 1820 a 1880, quando o comércio e o beneficiamento da erva-mate sobrepujou as demais atividades. Os engenhos de socar erva eram quase todos movidos por força hidráulica. Ela chegava aqui pelo caminho da Graciosa e depois conduzida ao planalto pelo caminho do arraial. Foi neste ciclo, que em 1848, foi construído o 1º Theatro do Paraná, no Largo da Parada.
Com a chegada dos trilhos de aço da Estrada de Ferro, cujo tráfego iniciou-se em 1885, Morretes decaiu vertiginosamente. Seu comércio foi altamente prejudicado, parando os engenhos de erva-mate e afetando toda a estrutura sócio-econômico-cultural do município. A partir de então, operou-se uma reação reconquistando, aos poucos, sua importância no contexto do estado do Paraná.
Peço encaricidamente que escrevam-se, compartilhem e curtam o canal. Obrigado a todos. E até o proximo video
-
LIVE
Badlands Media
18 hours agoDevolution Power Hour Ep. 375
21,353 watching -
LIVE
BlackDiamondGunsandGear
7 hours agoAFTER HOURS ARMORY w/ DLD & John from GOA & FLR
285 watching -
1:05:28
Man in America
8 hours agoTREASON? Obama, Hillary, and Soros in the New World Order Agenda EXPOSED w/ Mel K
49.7K11 -
LIVE
The Connect: With Johnny Mitchell
9 hours ago $0.11 earnedOne Man's Mission To Stop Human Trafficking: How A Billionaire Mercenary Saved Hundreds Of Children
433 watching -
LIVE
Tundra Tactical
4 hours ago $0.07 earned🔫 California Ammo Win, Sig Sauer P320 Controversy, Meme Review & Would You Rather! 🎉🔥
397 watching -
16:24
Forrest Galante
2 hours ago6 Deadliest Man Eaters to Ever Exist
9.68K1 -
10:14
MattMorseTV
7 hours ago $0.34 earnedThe EU is in HOT WATER.
67.9K36 -
LIVE
The Rabble Wrangler
1 day agoPUBG with The Best in the West!
105 watching -
3:57:19
EvilT4000
5 hours agoSaturday.....🟢For energy and focus click my Dubby link!
9.32K1 -
LIVE
SlingerGames
1 hour agoSpartan Night - Halo and More | Creator for @SELFMADEGGS
35 watching