O Dragão Azul (Glaucus-Atlanticus)

2 years ago
6

"42 # \ 36 **; | {) ;. 0" O Dragão Azul, é um tipo de nudibrânquio da família Glaucidae, sendo a única espécie conhecida do gênero Glaucus. Este animal é um tipo de lesma-do-mar e é pelágico, ou seja, vive em alto mar, longe da costa e mede em torno de 4 cm de comprimento. O Dragão Azul flutua na superfície dos oceanos, de boca para baixo e é predador de organismos maiores, como, por exemplo, as águas-vivas caravelas. Sua imunidade à toxina das caravelas permite que ele não só se alimente delas como armazene e potencialize seu veneno para uso próprio, mas devido a pequena quantidade, não é perigoso para os humanos. O Dragão Azul existe em todos os mares de regiões temperadas e tropicais inclusive no litoral brasileiro. Muito raramente são arrastados por fortes ventos e correntezas e acabam indo parar em alguma praia.
Habitat Natural. Primeiramente, o Dragão Azul está distribuído pelas águas temperadas e tropicais dos oceanos. Sendo assim, os lugares onde essa espécie mais é encontrada são: Litoral Brasileiro, Costa Leste e Sul, Europa, África do Sul, Costa Leste da Austrália e Costa de Moçambique. O destaque é que esse pequeno animal azul é conhecido por ter um comportamento de sobrevivência. Ou seja, eles se alimentam de outros moluscos quando não encontram suas presas. Aliás, o Dragão Azul é imune a qualquer substância de defesa utilizadas pelas presas e inclusive as armazena para uso próprio. Assim, quando ele encontra a refeição ideal, ele utiliza o mesmo mecanismo de defesa.
A descoberta do Dragão Azul. Antes de tudo, essa espécie tem marcado muita presença no Brasil, principalmente no Litoral Catarinense. Ele é um molusco classificado como lesma-do-mar e habita nas águas temperadas e tropicais. A descoberta foi relatada em 1777, por Georg Foster, um explorador antropólogo, botânico e professor universitário. Aliás, o pesquisador é filho do famoso naturalista e explorador Johann Reinhold Foster.

#DragãoAzul #MundoNatural!

Loading comments...