Rio Doce Lama da Samarco Audiência na Inglaterra /Hoje 04/04/22

2 years ago
3

"Não temos como imaginar um futuro sem o rio Doce. Para nós, ele é mais do que um ente querido: é um parente amado, por quem temos respeito, que nos protege, nos alimenta, nos dá vida e alegria em viver".

- Euzileny, cacique do povo Bacan, em depoimento à #ExpediçãoMariana.

Há 6 anos atrás, a irresponsabilidade de empresas que se importavam mais com seus lucros do que com vidas causou danos irreversíveis. Estes danos não duraram 1, 2 ou 30 dias: estão presentes em toda a bacia do rio Doce até hoje. Famílias e comunidades inteiras são prejudicadas pela perda e adoecimento de parentes, falta de água potável e para seu sustento. Rituais - de indígenas a evangélicos - não podem mais acontecer nas suas águas.

Se matarem a sede por ali, os animais também morrem aos montes. Sem contar os que se foram em 2015. Pescadores não têm mais de onde tirar a sua renda. Um rio inteiro morto foi só uma das consequências do maior crime ambiental no Brasil.

Uma parte da nossa equipe percorreu, durante duas semanas, várias cidades na bacia do rio Doce para conhecer de perto as histórias de muitos atingidos pela lama tóxica da Barragem de Fundão. A #ExpediçãoMariana foi filmada para contar histórias que nem a lama leva.

#CasoMariana #ExpediçãoMariana #OCaminhoDaLama #PGMBM

Link da página no instagram do Escritório de Advocacia PGMBM BRASIL : https://www.instagram.com/pgmbm_br/

Loading comments...