Novas pesquisas afirmam que a ingestão de carne não causa doenças cardíacas com Aseem Malhotra

3 years ago
28

Para apoiar a produção do Podcast Impacto Positivo visite: https://apoia.se/impactopositivo ou envie um PIX para podcastimpactopositivo@gmail.com

O Dr. Aseem Malhotra é membro do Public Health Collaboration e foi o responsável por tornar a redução do consumo de açúcar uma prioridade na saúde pública e pela taxação da indústria do açúcar e dos ultraprocessados pelo governo Britânico. Aseem também é autor do livro Um Plano para Imunidade em 21 Dias, um best-seller sobre como estabelecer hábitos saudáveis que revertem doenças crônicas e aumentam a imunidade.

Durante sua visita ao Brasil para o Fórum Brasil Low Carb Floripa conversamos sobre os resultados de pesquisas recentes acerca do efeito da nutrição na saúde e os riscos de uma política nutricional e ambiental mal informada que recomenda a redução do consumo de carne vermelha.

Também falamos sobre as limitações das abordagens que se concentram nas calorias e não na densidade nutricional dos alimentos. Ele explicou que as diretrizes de saúde ainda orientam a restrição do consumo de gordura saturada com a justificativa de que a substância pode acarretar problemas cardiovasculares e consequentemente a morte baseadas em estudos realizados nas décadas de 50, 60 e 70, mas que pesquisas científicas mais atuais demonstram que essa relação de causalidade não existe. Ele alerta que diminuir o consumo de carne aumenta o risco de obesidade e subnutrição.

Segundo ele os Determinantes Comerciais da Saúde, as estratégias e abordagens adotadas pelo setor privado para promover produtos e escolhas que são nocivas para a saúde, são a principal causa da crise de saúde que vivemos.

Aseem alerta que para evitar doenças cardíacas não é necessário reduzir o consumo de carnes, basta mudar o estilo de vida, praticar exercícios físicos, minimizar o estresse, reduzir a ingestão de alimentos ultraprocessados e comer alimentos saudáveis.

Ele recomenda a dieta mediterrânea e outras dietas tradicionais que priorizam a ingestão de azeite, nozes, peixes oleosos, carnes não processadas, muitas frutas e vegetais e permitem até o consumo de uma quantidade moderada de vinho.

O vídeo legendado está no canal do YouTube. Deixe seus comentários por lá para conversarmos sobre os resultados de estudos e abordagens que ele traz.

Loading comments...