A Reforminha TRABALHISTA incomoda a ESQUERDA BRASILEIRA | QuintEssĂȘncia

2 years ago
2

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também no Instagram: http://instagram.com/quintessencia.lib

Uma recente votação realizada na CĂąmara dos Deputados, sobre a Medida ProvisĂłria de nĂșmero 1045, proposta pelo presidente Jair Bolsonaro, deixou a esquerda brasileira bastante incomodada. Isso porque, no texto original da tal MP, foram acrescentadas, pelos deputados, uma sĂ©rie de pequenas alteraçÔes na legislação trabalhista, algo que tem sido chamado de “nova reforma trabalhista” e que, Ă© claro, tem causado comoção, quase levando Ă s lĂĄgrimas a esquerda caquĂ©tica nacional.

Em primeiro lugar, precisamos deixar clara, aqui, a posição libertĂĄria sobre o tema: a verdadeira e bem-sucedida reforma trabalhista no Brasil seria abolir a CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho, aquela atrocidade legal concebida pelo GetĂșlio Vargas, quase oitenta anos atrĂĄs. Uma sociedade libertĂĄria deve, obrigatoriamente, ter liberdade contratual, inclusive em situaçÔes que envolvem o trabalho. IndivĂ­duos devem ser livres para contratar entre si, estabelecendo quais serĂŁo os critĂ©rios desse contrato, qual serĂĄ a remuneração, se haverĂĄ e quais serĂŁo os benefĂ­cios para o trabalhador, etc. O que estiver fora disso, o que envolve o mĂ­nimo de coerção pelo estado, Ă© pura VIOLÊNCIA e Ă©, portanto, antiĂ©tico, do ponto de vista libertĂĄrio.

Isso posto, precisamos aceitar o fato de que qualquer melhoria no aspecto trabalhista no Brasil Ă© vantajosa, por menor que seja. E bem, na minha opiniĂŁo, esta Ă© uma melhoria bem pequena mesmo, uma reforminha trabalhista - mas ainda assim acho que vale a pena ser feita. É preciso lembrar, tambĂ©m, que em 2017, durante o governo de Michel Temer, foi feita uma outra reforma trabalhista, igualmente tĂ­mida, mas que, da mesma forma que a atual, fez a esquerda nacional ficar em polvorosa.

#reformatrabalhista #trabalho #clt

Loading comments...