AS PESSOAS devem ser OBRIGADAS a estudar? | QuintEssĂȘncia

2 years ago
14

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também no Instagram: http://instagram.com/quintessencia.lib

É muito comum escutarmos, por aĂ­, que o futuro de um paĂ­s estĂĄ na educação das crianças e dos adolescentes. É como uma receita de bolo: despeje recursos pĂșblicos nas escolas, e teremos um futuro melhor, e um paĂ­s mais rico. Hoje, eu nĂŁo vou questionar esse ponto especĂ­fico, mas sim outro desdobramento que parte dessa ideia equivocada de que o que falta para o Brasil Ă© educação. O argumento que nĂłs costumamos ouvir Ă© bastante simplista: se o futuro do Brasil estĂĄ na educação, entĂŁo todos deveriam ser obrigados a estudar, para que o paĂ­s se desenvolva mais. Bem, essa afirmação Ă© TÃO ERRADA, que eu nĂŁo sei nem por onde começar!

Em primeiro lugar, vamos deixar clara a posição libertĂĄria a respeito desse tema: ninguĂ©m deve ser obrigado a fazer nada. Qualquer coisa contrĂĄria a isso fere o PNA, o princĂ­pio da nĂŁo-agressĂŁo. Obrigar indivĂ­duos a frequentarem uma escola, ou a fazerem qualquer tipo de educação regular, Ă© uma VIOLÊNCIA. Obrigar os pais a enviarem seus filhos para a escola, ou a seguir determinado currĂ­culo educacional, tudo isso Ă© uma VIOLÊNCIA contra indivĂ­duos pacĂ­ficos. E, pior ainda, Ă© uma intromissĂŁo de um ente ilegĂ­timo - no caso, o estado - na vida das famĂ­lias.

A discussĂŁo deveria terminar aĂ­. Essa Ă© a ideia de uma sociedade livre, esse Ă© o ponto chave do libertarianismo. NĂŁo Ă© legĂ­timo obrigar ninguĂ©m a fazer nada, porque isso Ă© pura e simplesmente violĂȘncia. E nĂŁo importa, para isso, o que Ă© melhor para as pessoas, a atitude mais inteligente a se tomar. Nada justifica a agressĂŁo de pessoas pacĂ­ficas, ainda que elas estejam tomando as piores decisĂ”es possĂ­veis.

Isso posto, porém, precisamos ser realistas: estamos sob controle do estado. Então, como acontece na maior parte das vezes, também devemos expor nossos argumentos sob a perspectiva utilitåria, ou econÎmica. Precisamos demonstrar os motivos pelos quais obrigar pessoas a frequentar o ensino regular não só não melhora em nada a situação do ensino, como piora a vida de TODOS os envolvidos: alunos dedicados, alunos relaxados, professores, e também os familiares.

#educação #escola #libertarianismo

Loading comments...