Uma defesa LIBERTÁRIA da CORRUPÇÃO | QuintEssência

2 years ago
4

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também no Instagram: http://instagram.com/quintessencia.lib

Muito se fala, atualmente, da questão da corrupção na política. O tema se tornou mais patente com o advento da Internet, e também com os graves escândalos envolvendo o PT, o Partido dos Trabalhadores - mais especificamente, o Mensalão e o Petrolão. O fato, porém, é que a corrupção sempre esteve presente, não apenas na política, mas também em todos os espaços estatais. Tida como uma das mais clássicas manifestações do famoso “jeitinho brasileiro”, a tal da corrupção é apontada como um dos maiores problemas do país, sendo grande responsável por não prosperarmos, e para o Brasil nunca ir para a frente. Mas a pergunta que resta é: será que a corrupção é mesmo assim tão importante? E, mais ainda: será que ela é mesmo um problema?

Em primeiro lugar, eu preciso deixar claro que esta é uma posição libertária a respeito do suposto problema da corrupção, conforme sugere o título deste vídeo. Do ponto de vista libertário, nada do que o estado faça é ético, porque ele se financia por meio de dinheiro tirado à força do população, ou seja, por meio de impostos, e impõe a sua lei, suas diretrizes, também por meio da força, sem que as pessoas, livremente, tenham aceitado tais imposições. Portanto, não é possível fazer uma escala de “certo e errado” no que se refere ao estado, pela ótica libertária, porque tudo o que o estado faz está eticamente errado. Seja essa atitude em questão construir um hospital ou uma escola, seja encher os bolsos de algum político de dinheiro.

Portanto, se você não é um libertário, se é um minarquista, ou alguém que se classifica como de direita; enfim, se você acredita que o estado tem uma função social legítima e que o seu problema é não funcionar corretamente, talvez você ache bastante estranho esse meu ponto de vista. Mas eu peço a você que abra um pouco sua mente para os meus argumentos, levando sempre em conta que estou usando a ética libertária como o meu norte. E depois você pode deixar, aí nos comentários, as suas impressões sobre tudo o que eu disser aqui.

#corrupção #política #libertarianismo

Loading comments...