A MAMATA DOS REFRIGERANTES faz mesmo diferença? | QuintEssência

3 years ago
3

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também no Instagram: http://instagram.com/quintessencia.lib

Talvez você já tenha visto, em propagandas antes dos vídeos aqui no YouTube, uma certa campanha de nome “Chega de mamata dos refrigerantes”, um vídeo que, supostamente, é muito bem-intencionado, mas que é extremamente apelativo, e cujos objetivos, caso sejam alcançados, representarão, apenas, um encarecimento dos refrigerantes, produtos estes que são extremamente democráticos, estando presentes tanto na mesa dos ricos quanto dos pobres. Hoje, a minha ideia é analisar o que essa turminha barulhenta e apelativa está querendo, bem como imaginar quais seriam as consequência prováveis decorrentes dessa medida, caso ela fosse aceita pelos poderes executivo e legislativo brasileiros.

Bom, como eu falei anteriormente, trata-se de uma campanha extremamente apelativa. Uma voz num tom bastante solene, uma trilha sonora grave, uma fotografia preto e branco, uma pessoa amputada, que provavelmente perdeu uma parte da perna por causa de complicações decorrentes da diabetes, enfim, toda a cartilha da produção audiovisual apelativa foi seguida pelos produtores desse conteúdo. O objetivo, como sempre, é sensibilizar as pessoas para essa importante causa, que, naturalmente, está coberta das mais belas e respeitáveis intenções.

É claro que de boas intenções o inferno está cheio; e, neste caso, inclusive, eu desconfio que essas intenções sequer são boas, trata-se de gente querendo controlar a nossa vida e nos taxar ainda mais. Ou como diria o saudoso Roberto Campos: geralmente quem pede o aumento do bolo está interessado, na verdade, no controle da faca. Mas eu ainda vou chegar nesse ponto, porque, a partir de agora, eu vou analisar o texto do abaixo-assinado disponibilizado no site da referida campanha, para conhecer os argumentos colocados em discussão para, naturalmente, colocá-los à prova sob a ótica da ética libertária.

#mamata #refrigerantes #libertarianismo

Loading comments...