Algumas CULTURAS são SIM melhores que outras | QuintEssência

3 years ago
2

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também no Instagram: http://instagram.com/quintessencia.lib

Existem algumas correntes progressistas que parecem defender que todas as culturas existentes são igualmente boas, desejáveis, exemplares, e que não existe isso de uma cultura superior à outra - existem apenas culturas diferentes. É curioso, já de início, perceber que, geralmente, as pessoas que afirmam isso vivem no Ocidente, e partilham da cultura ocidental, fundamentada nos princípios da liberdade e que possui, dentre suas bases fundamentais, a influência do Cristianismo. Contudo, trazendo um recente exemplo concreto, hoje eu pretendo responder à seguinte pergunta: será que todas as culturas estão no mesmo patamar de civilidade e respeito à vida humana, devendo ser tratadas no mesmo nível, sendo apenas diferentes? Ou existem culturas que são sim, objetivamente, superiores?

Em primeiro lugar, quero deixar bastante claro o que significa esse “superior” que eu mencionei antes. Não se trata, aqui, de uma análise cultural vinculada à etnia dos membros daquela cultura específica, porque eu definitivamente acredito que todos os seres humanos são dotados do mesmo potencial, e que não existam povos geneticamente ou, sei lá, espiritualmente superiores. Vocês verão que eu defendo que a cultura ocidental é a melhor cultura do mundo; mas o Ocidente é formado por todo tipo de pessoa, gente de todas as cores, de todas as crenças, indivíduos que vieram de todas as partes do mundo para desfrutar das benesses dessa cultura. Então, os seres humanos estão no mesmo patamar biológico; apenas as culturas, que são o somatório de séculos de experiências humanas, é que são superiores ou inferiores umas às outras.

Eu, aqui, estou falando sobre a questão cultural, então analisemos este ocorrido com base nesse aspecto. É fato que inúmeras culturas já aplicaram penas parecidas com essa praticada pela citada aldeia indígena brasileira: até mesmo em séculos passados, havia punição de pessoas envolvidas em atos tidos como bruxaria, com métodos que nem sempre podiam ser chamados de “justos” - algo que nos faz lembrar daquela clássica cena do julgamento de uma bruxa, num dos vários filmes do Monty Python. Como se costuma dizer, nosso passado nos condena. Contudo, o fato é que as culturas evoluem, e coisas que poderiam ser normais no passado, hoje são intoleráveis.

#cultura #índios #mpf

Loading comments...