Os conservadores estatistas são um PROBLEMA | QuintEssência

2 years ago
18

Colabore com o meu canal via Bitcoin: bc1quuaa5ta9p67p2jdy5sc96drf5nf3l03he83zrqnh96e9h9rzffcq24flzf

Ou colabore via Padrim: https://www.padrim.com.br/quintessencia

Me siga também nas redes sociais:
INSTAGRAM: http://instagram.com/quintessencia.lib
TWITTER: https://twitter.com/EssenciaQuint
TELEGRAM: https://t.me/quintessencialib

Algumas semanas atrás, eu fiz uma postagem, no meu Twitter, e também no Instagram, em que eu argumentava que um indivíduo que afirmasse que o ministro da educação deveria ser o “Prof. Fulano” ou o “Dr. Beltrano” podia ser qualquer coisa, menos um conservador. Essa postagem suscitou algum debate; e eu tive a oportunidade de explicar o meu ponto: aceitar que algo como um Ministério da Educação deve existir e que, portanto, devemos escolher um bom ministro para chefiar essa pasta, implica, obrigatoriamente, em aceitar que o estado tem o poder de entrar em nossas casas para determinar como nós devemos educar nossos filhos, e o que eles devem aprender. E, para mim, não existe nada menos conservador do que essa intrusão estatal em nossas vidas. E é por isso que, hoje, eu quero falar um pouco sobre o problema que são os conservadores estatistas.

Voltando ao tema deste vídeo, que também é um argumento recorrente aqui no meu canal: eu considero como um dos grandes problemas do pensamento conservador o fato de muitos conservadores - ou melhor, muitos autointitulados conservadores - considerarem o estado não só como necessário, mas como útil, como uma ferramenta moral para a evolução da nossa sociedade. Em outras palavras: não se tratam apenas de “conservadores liberais”, que acreditam num estado mínimo, limitado a umas poucas funções; não, estamos falando, também, de pseudo-conservadores que acreditam que o estado deve determinar o comportamento da sociedade, tanto no aspecto econômico, quanto no aspecto moral. Sabe, aquela coisa de que “o direito coletivo deve prevalecer sobre o direito individual”.

Talvez seja desnecessário eu pontuar o quanto eu discordo desses temas; afinal de contas, como eu já deixei claro nesse vídeo que está aparecendo aí na tela, eu me classifico como um libertário conservador - ou seja, eu acredito que a ética libertária seja a base sólida sobre a qual o verdadeiro conservadorismo deve ser construído. Dessa forma, a ideia da simples existência do estado já viola a minha concepção a respeito do conservadorismo, porque pressupõe a aceitação de algum grau de violência, por parte dos governantes e de seus agentes, contra indivíduos pacíficos. E se alguém é capaz de aceitar esse tipo de violação de algo tão básico, tão natural, tão humano, quanto a ética libertária - bem, então esse alguém, definitivamente, não pode ser considerado um conservador.

#conservador #libetário #ancap

Loading comments...