Premium Only Content

#45 Perda de neurônios, deixa pacientes com Alzheimer sonolentos
A letargia que muitos pacientes de Alzheimer experimentam não é causada pela falta de sono, mas pela degeneração de um tipo de neurônio que nos mantém acordados, de acordo com um estudo que também confirma que a proteína tau está por trás dessa neurodegeneração.
As descobertas do estudo da Universidade da Califórnia, contradizem a noção comum de que os pacientes de Alzheimer, dormem durante o dia para compensar uma noite ruim de sono, e apontam para possíveis terapias para ajudar esses pacientes a se sentirem mais acordados.
Os dados vieram de participantes do estudo que eram pacientes do Centro de Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia e se ofereceram para ter seu sono monitorado com eletroencefalograma e doar seus cérebros após a morte.
Ser capaz de comparar dados de sono com visões microscópicas de seu tecido cerebral post-mortem foi a chave para responder a uma pergunta que os cientistas vêm ponderando há anos.
A pesquisa anterior apontava - que em pacientes de Alzheimer que precisam tirar uma soneca o tempo todo, a doença danificou os neurônios que os mantêm acordados.
Não é que esses pacientes estejam cansados durante o dia porque não dormiram à noite, é que o sistema em seu cérebro que os manteria acordados se foi.
O fenômeno oposto ocorre em pacientes com outras condições neurodegenerativas, como paralisia supranuclear progressiva , que também foram incluídos no estudo. Esses pacientes têm danos nos neurônios que os fazem sentir-se cansados, de modo que não conseguem dormir e ficam privados de sono.
A equipe mediu as quantidades de duas proteínas frequentemente associadas ao processo neurodegenerativo – beta amilóide e tau. Qual dos dois está mais envolvido na interrupção do sono tem sido uma questão há muito disputada, com a maioria dos pesquisadores creditando os problemas do sono ao acúmulo de beta-amilóide.
Durante o sono, o cérebro elimina a beta-amilóide que se acumula durante o dia. Quando não conseguimos dormir, ela se acumula.
Então, como os pacientes com paralisia supranuclear progressiva nunca dormem, esperava-se ver muita proteína em seus cérebros.
Mas acontece que eles não têm nenhuma. Essas descobertas confirmam com evidências diretas que a tau é um fator crítico de distúrbios do sono.
imagens: Internationale Stichting Alzheimer Onderzoek, Holanda
-
6:32
Pingos de ciência
2 years ago#104 Pesquisadores criam o primeiro condensado de Bose-Einstein de quasipartícula 27/10/22
119 -
2:33:36
Badlands Media
6 hours agoOnlyLands Ep. 21: From Trump’s VP Pick to Green Energy Grift
46.4K5 -
1:07:26
Inverted World Live
9 hours agoThe War Against Robots w/ Joe Allen
75.4K3 -
6:08:31
SpartakusLIVE
9 hours agoWARZONE NUKE IS BACK?! || Solo Challenge CHAMPION to start, duos w/ the Dawg later
86.1K -
1:00:18
Man in America
10 hours agoBig Pharma’s Empire of Lies Is COLLAPSING as People Turn to Natural Medicine
42K15 -
LIVE
Drew Hernandez
12 hours agoGHISLAINE MAXWELL SAYS CLAIMS EPSTEIN WAS INTELLIGENCE ASSET ARE BULLSH*T?!
666 watching -
29:54
Afshin Rattansi's Going Underground
20 hours agoUkraine: Prof. Anatol Lieven SLAMS Europe’s ‘BLOODY STUPIDITY’ as Trump Negotiates with Putin
20K6 -
15:27
robbijan
1 day ago $2.43 earnedThe Emperor’s New Labubu & The Spiritual War Behind Everything
42.9K43 -
LIVE
GritsGG
18 hours ago36 Hour Stream! Most Wins 3420+ 🧠
777 watching -
2:05:47
TimcastIRL
6 hours agoTrump FBI Raids John Bolton Amid Classified Docs Investigation | Timcast IRL
181K73