Premium Only Content
#45 Perda de neurônios, deixa pacientes com Alzheimer sonolentos
A letargia que muitos pacientes de Alzheimer experimentam não é causada pela falta de sono, mas pela degeneração de um tipo de neurônio que nos mantém acordados, de acordo com um estudo que também confirma que a proteína tau está por trás dessa neurodegeneração.
As descobertas do estudo da Universidade da Califórnia, contradizem a noção comum de que os pacientes de Alzheimer, dormem durante o dia para compensar uma noite ruim de sono, e apontam para possíveis terapias para ajudar esses pacientes a se sentirem mais acordados.
Os dados vieram de participantes do estudo que eram pacientes do Centro de Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia e se ofereceram para ter seu sono monitorado com eletroencefalograma e doar seus cérebros após a morte.
Ser capaz de comparar dados de sono com visões microscópicas de seu tecido cerebral post-mortem foi a chave para responder a uma pergunta que os cientistas vêm ponderando há anos.
A pesquisa anterior apontava - que em pacientes de Alzheimer que precisam tirar uma soneca o tempo todo, a doença danificou os neurônios que os mantêm acordados.
Não é que esses pacientes estejam cansados durante o dia porque não dormiram à noite, é que o sistema em seu cérebro que os manteria acordados se foi.
O fenômeno oposto ocorre em pacientes com outras condições neurodegenerativas, como paralisia supranuclear progressiva , que também foram incluídos no estudo. Esses pacientes têm danos nos neurônios que os fazem sentir-se cansados, de modo que não conseguem dormir e ficam privados de sono.
A equipe mediu as quantidades de duas proteínas frequentemente associadas ao processo neurodegenerativo – beta amilóide e tau. Qual dos dois está mais envolvido na interrupção do sono tem sido uma questão há muito disputada, com a maioria dos pesquisadores creditando os problemas do sono ao acúmulo de beta-amilóide.
Durante o sono, o cérebro elimina a beta-amilóide que se acumula durante o dia. Quando não conseguimos dormir, ela se acumula.
Então, como os pacientes com paralisia supranuclear progressiva nunca dormem, esperava-se ver muita proteína em seus cérebros.
Mas acontece que eles não têm nenhuma. Essas descobertas confirmam com evidências diretas que a tau é um fator crítico de distúrbios do sono.
imagens: Internationale Stichting Alzheimer Onderzoek, Holanda
-
4:52
Pingos de ciência
3 years ago#103 Um único chip óptico transmite o dobro de dados que a internet inteira 24/10/22
282 -
LIVE
Major League Fishing
2 days agoLIVE! MLF Toyota Series Championship!
6,956 watching -
LIVE
DHG
4 hours agoRE4R - BIORAND X3 ENEMY MULTIPLIER MOD - PROFESSIONAL
349 watching -
30:14
Robbi On The Record
1 day ago $0.22 earnedYou’re Out of Alignment: Spiritually, Mentally, Physically. Here’s Why. ft Dr. Rich
1.24K2 -
4:27:17
LadyDesireeMusic
5 hours ago $0.50 earnedDaily White Pill- Music & Chat
1.19K -
1:33:25
Jeff Ahern
3 hours ago $2.71 earnedThe Saturday Show with Jeff Ahern
14.9K7 -
LIVE
Spartan
1 hour agoHalo 3 MCC Throwback Charity Tournament for Men's Mental Health | Kuhlect Mental Riqhts Spartan
48 watching -
LIVE
GrimmHollywood
3 hours ago🔴LIVE • GRIMM HOLLYWOOD • SGT WILKY'S WARZONE PALOOZA 2 •
80 watching -
20:36
It’s the Final Round
3 hours ago $4.48 earnedNBA Best Bets & Player Props | Full Analysis & Predictions, FREE Today (Saturday 11/9) November 9th
11.5K2 -
LIVE
The Real Tombliboos - Live Streaming
14 hours ago $0.71 earned🎮 Charity Stream for Extra Life 4 Kids! ❤ Supporting Texas Children’s Hospital ! 🙌
134 watching