Premium Only Content

#45 Perda de neurônios, deixa pacientes com Alzheimer sonolentos
A letargia que muitos pacientes de Alzheimer experimentam não é causada pela falta de sono, mas pela degeneração de um tipo de neurônio que nos mantém acordados, de acordo com um estudo que também confirma que a proteína tau está por trás dessa neurodegeneração.
As descobertas do estudo da Universidade da Califórnia, contradizem a noção comum de que os pacientes de Alzheimer, dormem durante o dia para compensar uma noite ruim de sono, e apontam para possíveis terapias para ajudar esses pacientes a se sentirem mais acordados.
Os dados vieram de participantes do estudo que eram pacientes do Centro de Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia e se ofereceram para ter seu sono monitorado com eletroencefalograma e doar seus cérebros após a morte.
Ser capaz de comparar dados de sono com visões microscópicas de seu tecido cerebral post-mortem foi a chave para responder a uma pergunta que os cientistas vêm ponderando há anos.
A pesquisa anterior apontava - que em pacientes de Alzheimer que precisam tirar uma soneca o tempo todo, a doença danificou os neurônios que os mantêm acordados.
Não é que esses pacientes estejam cansados durante o dia porque não dormiram à noite, é que o sistema em seu cérebro que os manteria acordados se foi.
O fenômeno oposto ocorre em pacientes com outras condições neurodegenerativas, como paralisia supranuclear progressiva , que também foram incluídos no estudo. Esses pacientes têm danos nos neurônios que os fazem sentir-se cansados, de modo que não conseguem dormir e ficam privados de sono.
A equipe mediu as quantidades de duas proteínas frequentemente associadas ao processo neurodegenerativo – beta amilóide e tau. Qual dos dois está mais envolvido na interrupção do sono tem sido uma questão há muito disputada, com a maioria dos pesquisadores creditando os problemas do sono ao acúmulo de beta-amilóide.
Durante o sono, o cérebro elimina a beta-amilóide que se acumula durante o dia. Quando não conseguimos dormir, ela se acumula.
Então, como os pacientes com paralisia supranuclear progressiva nunca dormem, esperava-se ver muita proteína em seus cérebros.
Mas acontece que eles não têm nenhuma. Essas descobertas confirmam com evidências diretas que a tau é um fator crítico de distúrbios do sono.
imagens: Internationale Stichting Alzheimer Onderzoek, Holanda
-
4:52
Pingos de ciência
2 years ago#103 Um único chip óptico transmite o dobro de dados que a internet inteira 24/10/22
281 -
LIVE
Grant Cardone
3 hours agoGrant Cardone LIVE: The 10X Truth That Made My First $1 Million In Real Estate
1,410 watching -
LIVE
I_Came_With_Fire_Podcast
11 hours agoThe Satanic Cults Convincing Kids to Commit Violence
1,786 watching -
LIVE
Total Horse Channel
22 hours agoAMHA 2025 9/20
973 watching -
1:02:13
X22 Report
4 hours agoMr & Mrs X - [DS] Created Antifa To Push An Insurgency In This Country - Ep 8
114K34 -
1:13:24
Wendy Bell Radio
8 hours agoPet Talk With The Pet Doc
27K36 -
1:19:30
Game On!
1 day ago $9.81 earnedCollege Football Week 4 Betting Preview!
132K4 -
26:04
Artur Stone Garage
4 days ago $1.74 earned$500 Civic: Will It EVER Drive Without Breaking Down?
21.3K6 -
31:44
SouthernbelleReacts
2 days ago $2.49 earned“E.T. Phone Home! 🛸 Emotional Mom Style Reaction to E.T. the Extra-Terrestrial (1982)”
32.6K6 -
20:10
JohnXSantos
1 day ago $1.21 earnedI Built a FAKE Luxury Brand With $100 In 7 Days
27.2K2