Premium Only Content

#45 Perda de neurônios, deixa pacientes com Alzheimer sonolentos
A letargia que muitos pacientes de Alzheimer experimentam não é causada pela falta de sono, mas pela degeneração de um tipo de neurônio que nos mantém acordados, de acordo com um estudo que também confirma que a proteína tau está por trás dessa neurodegeneração.
As descobertas do estudo da Universidade da Califórnia, contradizem a noção comum de que os pacientes de Alzheimer, dormem durante o dia para compensar uma noite ruim de sono, e apontam para possíveis terapias para ajudar esses pacientes a se sentirem mais acordados.
Os dados vieram de participantes do estudo que eram pacientes do Centro de Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia e se ofereceram para ter seu sono monitorado com eletroencefalograma e doar seus cérebros após a morte.
Ser capaz de comparar dados de sono com visões microscópicas de seu tecido cerebral post-mortem foi a chave para responder a uma pergunta que os cientistas vêm ponderando há anos.
A pesquisa anterior apontava - que em pacientes de Alzheimer que precisam tirar uma soneca o tempo todo, a doença danificou os neurônios que os mantêm acordados.
Não é que esses pacientes estejam cansados durante o dia porque não dormiram à noite, é que o sistema em seu cérebro que os manteria acordados se foi.
O fenômeno oposto ocorre em pacientes com outras condições neurodegenerativas, como paralisia supranuclear progressiva , que também foram incluídos no estudo. Esses pacientes têm danos nos neurônios que os fazem sentir-se cansados, de modo que não conseguem dormir e ficam privados de sono.
A equipe mediu as quantidades de duas proteínas frequentemente associadas ao processo neurodegenerativo – beta amilóide e tau. Qual dos dois está mais envolvido na interrupção do sono tem sido uma questão há muito disputada, com a maioria dos pesquisadores creditando os problemas do sono ao acúmulo de beta-amilóide.
Durante o sono, o cérebro elimina a beta-amilóide que se acumula durante o dia. Quando não conseguimos dormir, ela se acumula.
Então, como os pacientes com paralisia supranuclear progressiva nunca dormem, esperava-se ver muita proteína em seus cérebros.
Mas acontece que eles não têm nenhuma. Essas descobertas confirmam com evidências diretas que a tau é um fator crítico de distúrbios do sono.
imagens: Internationale Stichting Alzheimer Onderzoek, Holanda
-
2:48
Pingos de ciência
2 years ago#111 Como uma perereca transparente esconde seu sangue vermelho de predadores 26/12/22
57 -
LIVE
Bannons War Room
7 months agoWarRoom Live
12,970 watching -
LIVE
LFA TV
5 hours agoLIVE: CHARLIE KIRK VIGIL SERVICE!
2,882 watching -
UPCOMING
Barry Cunningham
14 hours agoCHARLIE KIRK MEMORIAL SERVICE FEATURING PRESIDENT TRUMP AND JD VANCE AND MANY OTHERS!
4.64K3 -
22:13
iCkEdMeL
1 hour agoMass Shooting at Wedding Reception — Witnesses Say Shooter Yelled “Free Palestine”
1010 -
0:36
Danny Rayes
2 days ago $0.40 earnedFacebook Needs To Be Stopped...
1.89K4 -
LIVE
Total Horse Channel
16 hours agoAMHA World Show 2025 9/21
1,114 watching -
1:29:02
Game On!
1 day ago $6.26 earnedTHEY'RE BACK! NFL Wise Guys Return For Week 3 BEST BETS!
26.3K3 -
6:16
China Uncensored
2 hours agoHow Trump Plans on Stopping Russia and China—Without Firing a Shot!
3.7K8 -
33:13
Ohio State Football and Recruiting at Buckeye Huddle
13 hours agoOhio State Football: 10 Things We Learned Watching Washington's Win over Colorado State
2.25K