PRIVAÇÃO DE SONO PODE ENCOLHER O SEU CÉREBRO, SUGERE O ESTUDO

2 years ago
18

No vídeo de hoje você vai saber porque seu cérebro diminui quando você deixa de dormir e quais as consequências disso.

Você dorme bem? De 0 a 10: qual nota você daria para sua noite de sono? Suas noites são mal dormidas, acompanhadas por insônia, sono interrompido? Você tem dificuldade para pegar no sono?

No que diz respeito à saúde, não dormir bem pode aumentar o risco de doença cardíaca, insuficiência cardíaca, pressão arterial elevada, acidente vascular cerebral e diabetes. Alguns até dizem que diminui o desejo sexual. Sabia disso?

Mesmo sabendo da importância do sono, muitas pessoas não conseguem ter um bom descanso a noite, porque não conseguem pegar no sono com facilidade.

Se você sofre durante o dia por não ter conseguido ter uma noite de sono tranquila, sabe como é difícil se manter atento, disposto e concentrado durante o dia. Não é mesmo?

Isso acontece porque o sono tem a função de descansar e restaurar o organismo, logo, na ausência de uma boa noite de sono, o organismo vai ter o efeito contrário: muito cansaço e mais toxinas que prejudicam seu funcionamento.

Só que não é apenas isso que acontece com o corpo quando é privado do sono. De acordo com um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, o cérebro de uma pessoa que dorme pouco e mal, vai se autodestruindo com o tempo.

Está gostando do vídeo? Então aproveita e já deixa o seu joinha, que isso ajuda muito o canal. E compartilhe com seus amigos!

Quando uma pessoa dorme bem, todo o seu corpo passa por uma limpeza durante o sono, e isso inclui o cérebro que aproveita a pausa para eliminar células mortas e defeituosas.

Mas, se a pessoa não dorme bem, esse processo de autolimpeza do cérebro é interrompido, fazendo com que a célula responsável por essa faxina se confunda e comece a limpeza enquanto a pessoa está acordada. O problema é que, nesse caso, podem ser eliminadas células saudáveis.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram as condições de sono de camundongos de laboratório e observaram seu cérebro através de exames de imagem.

Eles observaram que os ratos que dormiam bem tinham níveis normais de atividade de células cerebrais. Já os ratos que tinham sono interrompido sofriam com uma eliminação de células cerebrais acima do normal e em partes do cérebro que não devia acontecer essa eliminação.

De certo modo, os resultados preocupam, principalmente porque estudos anteriores já associaram a privação do sono, com doenças como Alzheimer e demência. Ainda não dá para afirmar com certeza que a privação de sono causa diretamente essas condições – outros estudos mais focados nessa questão precisam ser conduzidos.
Mas os pesquisadores alertam que a falta de sono definitivamente não parece fazer bem para nosso cérebro: de qualquer maneira, a recomendação de uma boa rotina de sono continua para todos.

Se você tem dificuldades para dormir e ter uma noite reparadora, diminua as luzes da casa, desacelere o ritmo, tome um banho relaxante, evite coisas que possam te agitar como exposição a telas, e tenha uma boa alimentação, e se desejar procure um médico para te avaliar e auxiliar. Além disso, já temos vários vídeos aqui no canal, que podem te ajudar a dormir melhor: óleos essenciais, chás relaxantes, suplementos naturais para dormir, etc.

Se você já usou alguma dessas dicas, deixe sua opinião nos comentários do vídeo.

#PRIVAÇÃODESONO #FICARSEMDORMIR #Natureba

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

Para mais informações, fonte e referência, acesse nosso BLOG pelo link que está na aba SOBRE do nosso canal!

Loading comments...