CATOLICUT - Momentos: Festa de Nossa Senhora das Mercês

2 years ago
22

É Sábado com Maria! Momentos:
Como ontem foi dia de Nossa Senhora das Mercês, trazemos hoje a belíssima festa de Nossa Senhora das Mercês realizada na histórica Diocese de São João del-Rei/MG, no ano de 2019. A festa é conhecida por sua tradição e beleza. São dez dias de festa entre os dias 15 e 24 no mês de setembro. A novena preserva tradições do barroco e é cantada pela orquestra bi-centenária, Lira Sanjoanense.
O dia maior da festa conta com inúmeras celebrações, e a tradicional missa solene presidida pelo bispo diocesano. À noite, a procissão "arrasta" milhares de fiéis pelas ruas históricas da cidade.
A devoção originou-se na Espanha, daí também ser conhecida por Nossa Senhora das Mercedes, e foi popularizada pelo frades da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por São Pedro Nolasco. Foi considerada protetora dos cristãos cativos dos mouros na África, principalmente os marinheiros e mercadores subjugados no Mar Mediterrâneo. A devoção chegou a Portugal, onde difundiu-se de Alenquer para Santarém e para Lisboa. A devoção foi trazida pelos frades mercedários para o Brasil, onde floresceram diversas confrarias, formadas principalmente por escravos, os quais consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira de sua libertação.
Durante a invasão moura na Espanha, os cristãos estavam sendo perseguidos, e muitos eram escravizados. Numa noite, Pedro Nolasco, Raimundo de Peñafort, um teólogo, e o rei de Aragão, Dom Jaime I tiveram o mesmo sonho. No sonho, apareceu a Virgem, dizendo-lhes para fundar uma ordem com o objetivo de proteger os cristãos e libertar os fiéis cativos. Pedro Nolasco e o teólogo, Raimundo, descobriram que tiveram o mesmo sonho, e ambos pediram a permissão do rei para fundar a ordem, e para sua surpresa, o rei também tivera o mesmo sonho. Então foi criada a Ordem Real, Celestial e Militar de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos, e Pedro foi nomeado o grão-mestre da Ordem, sendo canonizado com o nome de São Pedro Nolasco. E assim, a devoção à Virgem das Mercês foi se espalhando por toda a Europa. A festa de Nossa Senhora das Mercês e celebrada com louvor no Peru onde ela é padroeira.

Hino

Estribilho
Eis-nos prostrados diante da ara santa
Olha de teus filhos o vivo amor e a fé!
Com terno afeto, ditosos, Te cantam:
Glória e louvor à Virgem das Mercês (Bis)
I
Mãe amorosa, Virgem Redentora,
Guia e conforto do mísero mortal;
Ouve, piedosa, o povo que te implora,
E dele afasta sempre todo mal!
II
Virgem mais pura que a luz do dia,
Virgem mais bela que do oriente o sol,
Bendita sempre sejas, ó Maria,
Ditosa Mãe do nosso Redentor!
III
Virgem sem mancha, Mãe Imaculada,
Do céu à terra bela Imperatriz,
Sejas Mãe nossa, sejas Mãe amada
Até o momento de morrer por Ti!

Inscreva-se para mais momentos!

#catolicut #nossasenhoradasmercês #momentos

Loading comments...