canto sabia laranjeira e sabia coleira

2 years ago
27

canto sabia laranjeira e sabia coleira
Sabiá-laranjeira
Ave símbolo do estado de São Paulo, também considerada ave símbolo do Brasil (apesar de muitos contestarem alegando a ararajuba como a representante brasileira), o sabiá-laranjeira, também conhecido como sabiá-cavalo, sabiá-ponga, piranga, ponga, sabiá-coca, sabiá-de-barriga-vermelha, sabiá-gongá, sabiá-laranja, sabiá-piranga, sabiá-poca, sabiá-amarelo, sabiá-vermelho e sabiá-de-peito-roxo, é uma ave popular, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor, ou seja, na primavera. Foi imortalizado na “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, juntou-se oficialmente aos outros quatro símbolos nacionais – a bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo, passando a ter a mesma importância deles na representação do Brasil em 3 de outubro de 2002, por decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Segundo o ornitólogo Johan Dalgas Frisch (mentor do decreto de 3 de outubro), são 12 as espécies de sabiás no Brasil, sendo que o pássaro assume outras denominações em regiões diferentes. Assim, ele tanto pode ser caraxué (Amazonas), sabiá-coca (Bahia), sabiá-laranja (Rio Grande do Sul) e ainda sabiá-de-barriga-vermelha, sabiá-ponga e sabiá-piranga em lugares diferentes, canto sabia laranjeira e sabia coleira.
Em tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em alusão à voz dessa ave. Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da primavera, o canto do sabiá, será abençoada com muita paz, amor e felicidade.
No Brasil podem ser encontradas outras espécies de sabiá, tais como: sabiá-una, sabiá-barranco, sabiá-poca, sabiá-coleira, sabiá-do-banhado, sabiá-da-praia, trinca-ferro-gonga, sabiá-do-campo, entre outros, embora estas últimas quatro espécies não pertençam ao gênero Turdus e consequentemente à família Turdidae.
Sabiá-coleira
O sabiá-coleira é uma ave passeriforme da família Turdidae.

Sabiácoleira tambem é conhecido também como caraxué .

Nome Científico
Seu nome científico significa: de Turdus = referente ao gênero Turdus; e do (latim) albus, albis = branco e collis, collum, collaris = pescoço, colo, colar. ⇒ Tordo que tem o pescoço ou colar branco.

Características
Mede cerca de 22 cm de comprimento. Apresenta sutil dimorfismo sexual, sendo as fêmeas adultas um pouco maiores que os machos, sendo sua diferenciação principal feita apenas pelo canto, que é característica dos machos.

Garganta densamente rajada de negro e, sob esta, mancha branca bastante evidente, abdômen branco e flancos e coberteiras inferiores das asas de cor ferrugínea. Pálpebras e mandíbulas amarelas.

Seu canto apresenta estrofes suaves, prolongadas e ininterruptas; motivos simples de pouca amplitude.

#canto #sabialaranjeira #sabiacoleira #Turdusalbicollis #famíliaTurdidae

☑️ INSCREVA-SE NO CANAL , OBRIGADO !👍 ative 🔔

Loading comments...