Premium Only Content

HIstória Resumida da República Romana
Nesta aula veremos a história resumida da República Romana. Vamos traçar a trajetória da Roma Antiga até se tornar o Poderoso Império Romano, principalmente através da República Romana, que combinava elementos monárquicos, aristocráticos e democráticos.
Veremos como começou a república romana no ano de 509 a. C. e os principais acontecimentos neste período tão importante da antiguidade.
Um golpe da aristocracia latina derruba a monarquia etrusca e proclama a república. O poder real é dividido para dois cônsules. Eles detém o poder civil e o poder religioso.
A república romana passa por muitos momentos de guerras contra os etruscos, sabinos e latinos. Até que em 485 a.C. ela derrota a coalizão latina numa batalha no Lago Regilo e torna-se definitivamente a potência hegemônica do lácio.
Logo em seguida, surge a divisão política entre patrícios e plebeus, a qual os plebeus lutam politicamente contra os patrícios para conseguir mais direitos. Os plebeus entram em greve e conseguem o tribunato da plebe, uma espécie de magistrados negativos que tinham poder de vetar qualquer coisa da república. Mais tarde, os irmãos Tibério Graco e Caio Graco, tribunos da plebe, tentam reformas agrárias mas são assassinados.
Abordaremos as grandes conquistas de Roma: A Batalha do Lago Regilo. As guerras romano-sabinas, A Batalha do Rio Ânio. O saque de Roma pelos gauleses. As guerras contra os samnitas e etruscos: A Batalha do Lago Vadino. A Primeira Guerra Púnica, a conquista da Sicília. A Segunda Guerra Púnica. A batalha do Rio Trébia. A batalha do Lago Trasímene, A batalha de Canas.. A batalha de Zama. Delenda Cartago: A destruição de Cartago. As Guerras Macedônicas e gregas: A Batalha de Cinoscéfalas, A Batalha de Pidna, A Batalha de Magnésia, a Destruição de Corinto. As As conquistas romanas produziram mudanças significativas em Roma.
As invasões germânicas: A batalha de Aquae Sextiae e Vercelae. As Guerras Gálicas. A destruição de Numância. A revolta de Viriato. Pompeu entra no Templo de Jerusalém, conquista a Judéia e a Síria.
A Guerra Civil: A ditadura de Sila, A ditadura de César. O assassinato de César. A Batalha de Fársalos. A Batalha de Munda. A Batalha de Thapsus. A Batalha de Filipos. A Batalha de Actium. O fim da República Romana, o Imperador Augusto.
Para assistir mais aulas de História Antiga e conhecer mais sobre o Direito Romano: https://bit.ly/3dPAGcm
Conheça em maiores detalhes os eventos que culminaram na proclamação da República Romana: https://youtu.be/BnvhAsqFf18
Saiba quem era o rei Tarquínio II, o Soberbo: https://youtu.be/At0R7QIWU2w
Fique por dentro de toda História de Roma assistindo as aulas: https://youtube.com/playlist?list=PLGC_dtJJmPx61r3qWd7pUuBZrqLe8vvRm
Acesse-nos em outras plataformas:
Rumble: https://rumble.com/c/c-1261483
Odysse: https://odysee.com/@Historiaedireito:8
0:00 - Proclamação da República
0:35 - A Batalha do Lago Regilo
0:52 - Dissidência entre patrícios e plebeus
1:33 - Lei das Doze Tábuas
2:08 - A Conquista da Itália
3:04 - Guerras Púnicas
3:56 - Guerras Macedônicas
5:11 - Os irmãos Graco
5:36 - As Invasões bárbaras
5:57 - Guerra Social
6:24 - Guerras Civis e Fim da República
#HistoriadeRoma #RepublicaRomana #DireitoRomano #HistoriaAntiga #AntiguidadeClassica #HistoriasRomanas #CidadeAntiga #aulahistoria #plebeu #patricios #aulahistoriaparaconcurso #historiaparaconcurso #aulahistoria #aulahistoriaconcurso #historiaparaconcurso
-
1:36:35
The White House
2 hours agoPresident Trump and the First Lady Attend a September 11th Observance Event
16.2K11 -
Dear America
2 hours agoWe Are ALL Charlie Now! This Isn’t The End. We Will FIGHT FIGHT FIGHT
140K150 -
LIVE
Badlands Media
9 hours agoBadlands Daily: September 11, 2025
4,049 watching -
LIVE
Wendy Bell Radio
5 hours agoA Watershed Moment
9,416 watching -
4:24
Bearing
6 hours agoCharlie Kirk ♥️
9.1K30 -
LIVE
The Mike Schwartz Show
1 hour agoTHE MIKE SCHWARTZ SHOW with DR. MICHAEL J SCHWARTZ 09-11-2025
2,263 watching -
2:12:41
Chicks On The Right
4 hours agoCharlie Kirk's assassination, the reaction, and where we all go from here.
65.9K16 -
LIVE
LFA TV
4 hours agoLFA TV ALL DAY STREAM - THURSDAY 9/11/25
5,509 watching -
1:10:14
JULIE GREEN MINISTRIES
3 hours agoWHAT DO WE DO NOW?
101K272 -
4:00:20
The Bubba Army
1 day agoCharlie Kirk's Killer On The Run - Bubba the Love Sponge® Show | 9/11/25
126K53