MÃE VACA E SEUS LINDOS BEZERROS NUMA BELISSIMA PAISAGEM

2 years ago
7

Sagradas em algumas culturas, elas são extremamente sensíveis, sociáveis e únicas – e se lembram de pessoas que foram indelicadas com elas
O que diz o nome?
As vacas criadas para leite e carne hoje fazem parte da família "gado" ou Bovidae. Gado é o nome geral dado a toda uma gama de mamíferos com chifres e cascos, incluindo os bisões. A palavra "vaca" se refere, tecnicamente, apenas às fêmeas. Mais precisamente, "vacas machos" são touros e os machos castrados são chamados de bois.

Olhando para o passado
Os cientistas acreditam que as cerca de 800 raças de gado doméstico de hoje têm raízes muito antigas. A maioria concorda que são descendentes de auroques – criaturas ferozes e de chifres afiados que vagavam pela Europa, Ásia e Norte da África há cerca de dois milhões de anos. Eles tinham dois metros de altura e pesavam uma tonelada. Surpreendentemente, os auroques sobreviveram à última era glacial e ainda viviam na Europa até 1600, quando desapareceram por completo.
Sentidos aguçados
As vacas têm sentidos altamente desenvolvidos. Por terem olhos nas laterais de suas cabeças, podem ver o que está ao redor e atrás delas – elas têm um alcance visual de mais de 300° em comparação com nossos 180°. Quando abaixam a cabeça para pastar, esse alcance aumenta para quase 360°, dando-lhes uma visão quase panorâmica.

Elas também têm uma ótima audição, que é semelhante à de um cachorro – é por isso que ruídos altos podem deixá-las estressadas. Além disso, seu olfato é tão ajustado que elas podem farejar odores a até 8 km de distância.

Todos esses sentidos combinados significam que elas são muito boas em detectar perigo ou ataque. Mas seus sentidos não são totalmente perfeitos: elas são daltônicas para o vermelho e verde, vendo essas cores como tons de preto e cinza.

Juntas e misturadas
Como todos os animais de rebanho, as vacas são mais felizes e se sentem mais seguras quando estão juntas. É normal que elas formem laços estreitos com duas a quatro outras vacas em seu grupo. Quando têm oportunidade, elas gostam de dormir perto de seus amigos e familiares para proteção.

Assim como nós, as vacas podem sentir antipatia umas pelas outras e guardar rancor. Elas também podem reconhecer e lembrar, por anos, de pessoas que as trataram mal.

As vacas também gostam de brincar. Com espaço, elas correm e perseguem umas às outras e até brincam com bolas. Brincar é também a forma como as vacas aprendem sobre suas companheiras e a como se dar bem em grupo.

Loading comments...