Premium Only Content
6 DIREITO AQ VOTO
Direito ao Voto
O voto, também chamado de sufrágio censitário, é típico do Estado liberal (século XIX) e exigia que os seus titulares atendessem certas exigências tais como pagamento de imposto direto; proprietário de propriedade fundiária e usufruir de certa renda.
No passado muitos grupos foram excluídos do direito de voto, em vários níveis. Algumas vezes essa exclusão é uma política bastante aberta, claramente descrita nas leis eleitorais; outras vezes não é claramente descrita, mas é implementada na prática por meios que parecem ter pouco a ver com a exclusão que está sendo realmente feita (p.ex., impostos de voto e requerimentos de alfabetização que mantinham afro-americanos longe das urnas antes da era dos direitos civis). E algumas vezes a um grupo era permitido o voto, mas o sistema eleitoral ou instituições do governo eram propositadamente planejadas para lhes dar menos influência que outros grupos favorecidos.
Hoje, em muitas democracias, o direito de voto é garantido sem discriminação de raça, grupo étnico, classe ou sexo. No entanto, o direito de voto ainda não é universal. É restrito a pessoas que atingem uma certa idade, normalmente 18 (embora em alguns lugares possa ser 16— como no Brasil — ou 21). Somente cidadãos de um país normalmente podem votar em suas eleições, embora alguns países façam excepções a cidadãos de outros países com que tenham laços próximos (p.ex., alguns membros da Comunidade Britânica e membros da União Europeia).
A prática do voto obrigatório remonta à Grécia Antiga, quando o legislador ateniense Sólon fez aprovar uma lei específica obrigando os cidadãos a escolher um dos partidos, caso não quisessem perder seus direitos de cidadãos. A medida foi parte de uma reforma política que visava conter a radicalização das disputas entre facções que dividiam a pólis. Além de abolir a escravidão por dívidas e redistribuir a população de acordo com a renda, criou também uma lei que impedia os cidadãos de se absterem nas votações da assembleia, sob risco de perderem seus direitos.
-
25:41
Robbi On The Record
2 days ago $45.56 earnedThe Billion-Dollar Lie Behind OnlyFans “Empowerment” (Her Testimony Will Shock You) | part II
71K70 -
1:06:09
Man in America
22 hours agoExposing HAARP's Diabolical Mind Control Tech w/ Leigh Dundas
108K114 -
1:47:16
Tundra Tactical
18 hours ago $117.74 earnedGlock Interview From Beyond The Grave//Whats the Future of Home Training??
81.6K12 -
2:16:35
BlackDiamondGunsandGear
16 hours agoEBT Apocalypse? / Snap Down SHTF / After Hours Armory
57.8K14 -
14:05
Sideserf Cake Studio
1 day ago $20.98 earnedHYPERREALISTIC HAND CAKE GLOW-UP (Old vs. New) 💅
89.6K15 -
28:37
marcushouse
1 day ago $18.20 earnedSpaceX Just Dropped the Biggest Starship Lander Update in Years! 🤯
62.7K24 -
14:54
The Kevin Trudeau Show Limitless
4 days agoThe Hidden Force Running Your Life
142K32 -
2:16:35
DLDAfterDark
16 hours ago $19.14 earnedIs The "SnapPocalypse" A Real Concern? Are You Prepared For SHTF? What Are Some Considerations?
49.4K16 -
19:58
TampaAerialMedia
1 day ago $11.44 earnedKEY LARGO - Florida Keys Part 1 - Snorkeling, Restaurants,
58.5K24 -
1:23
Memology 101
2 days ago $12.47 earnedFar-left ghoul wants conservatives DEAD, warns Dems to get on board or THEY ARE NEXT
46K94